Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
Citação de Maria de Lourdes em janeiro 31, 2024, 8:28 pmA Escola Gestaltista prioriza o entendimento do ser humano e sua subjetividade, com foco na percepção da sensação, nos processos psicológicos.
Max Wertheimer se torna mundialmente conhecido devido à sua Teoria Gestaltista, que parte da ideia de que para estudar o comportamento humano, há que se partir do todo, para as partes, pois o todo não é a soma de suas partes, contrariando o Behaviorismo que dava ênfase às partes, para se chegar ao todo.
Ele se valeu da ajuda de Kurt Koffka e Wolfgang Kohler, na Escola de Psicologia de Berlim, para desenvolver seus conceitos, como a compreensão do movimento aparente ou Fenômeno Fi.
Wertheimer tem como princípios da Gestalt: o Holismo; a Compreensão fenomenológica, em que os fenômenos são o foco das ciências do comportamento, onde os fenômenos psicológicos são analisados de forma descritiva, baseados na experiência e buscando sua essência; a Metodologia, baseada em experimentos reais e; o Isomorfismo, que possibilita a compreensão dos processos biológicos.
A Escola de Berlim, ou Gestaltqualitat, foi a mais importante e trazendo o conceito, de que o todo não é a soma de suas partes. Essa escola teve Wertheimer como precursor, aliado por Kurt Koffka e Wolfgang Kohler.
A Escola de Leipzig de Felix Kruger, leva em conta a afetividade e os fenômenos psicológicos, fatores internos e externos na interação, com a ideia de que a totalidade é fruto da combinação de dois aspectos.
O primeiro conceito de aprendizagem da Gestalt , é o processo da percepção; o segundo é o processo de aprendizagem e cognição, principalmente a concepção do insight.
A aprendizagem altera o comportamento humano para sempre.
Kohler desenvolveu a compreensão da aprendizagem por insight, nas observações de tentativa e erro em seus estudos com animais.
A Kurt Lewin se deve a concepção da teoria de campo para as ciências humanas, de muita importância, porque deu origem à Gestalt-terapia ou GT. Em que a análise do paciente, leva em conta a sua totalidade e seu ambiente.
Para ele, o comportamento acontece na interação da pessoa e seu meio ambiente, em que o que ocorre no campo afeta o todo, e cada parte independente afeta as demais, pois tudo é interligado. Cada pessoa é um campo e o campo psicológico é o espaço vital.
Fritz Perls é considerado o pai da GT, um prodígio em terapia, buscava trazer o indivíduo para o momento presente, e teve como base, a teoria de campo de Lewin. Na teoria se apoiou no Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia.
A Gestalt teve importante contribuição para as Ciências Humanas e a cada dia vem sendo valorizada e recebendo o crédito merecido que não houve anteriormente.
A Escola Gestaltista prioriza o entendimento do ser humano e sua subjetividade, com foco na percepção da sensação, nos processos psicológicos.
Max Wertheimer se torna mundialmente conhecido devido à sua Teoria Gestaltista, que parte da ideia de que para estudar o comportamento humano, há que se partir do todo, para as partes, pois o todo não é a soma de suas partes, contrariando o Behaviorismo que dava ênfase às partes, para se chegar ao todo.
Ele se valeu da ajuda de Kurt Koffka e Wolfgang Kohler, na Escola de Psicologia de Berlim, para desenvolver seus conceitos, como a compreensão do movimento aparente ou Fenômeno Fi.
Wertheimer tem como princípios da Gestalt: o Holismo; a Compreensão fenomenológica, em que os fenômenos são o foco das ciências do comportamento, onde os fenômenos psicológicos são analisados de forma descritiva, baseados na experiência e buscando sua essência; a Metodologia, baseada em experimentos reais e; o Isomorfismo, que possibilita a compreensão dos processos biológicos.
A Escola de Berlim, ou Gestaltqualitat, foi a mais importante e trazendo o conceito, de que o todo não é a soma de suas partes. Essa escola teve Wertheimer como precursor, aliado por Kurt Koffka e Wolfgang Kohler.
A Escola de Leipzig de Felix Kruger, leva em conta a afetividade e os fenômenos psicológicos, fatores internos e externos na interação, com a ideia de que a totalidade é fruto da combinação de dois aspectos.
O primeiro conceito de aprendizagem da Gestalt , é o processo da percepção; o segundo é o processo de aprendizagem e cognição, principalmente a concepção do insight.
A aprendizagem altera o comportamento humano para sempre.
Kohler desenvolveu a compreensão da aprendizagem por insight, nas observações de tentativa e erro em seus estudos com animais.
A Kurt Lewin se deve a concepção da teoria de campo para as ciências humanas, de muita importância, porque deu origem à Gestalt-terapia ou GT. Em que a análise do paciente, leva em conta a sua totalidade e seu ambiente.
Para ele, o comportamento acontece na interação da pessoa e seu meio ambiente, em que o que ocorre no campo afeta o todo, e cada parte independente afeta as demais, pois tudo é interligado. Cada pessoa é um campo e o campo psicológico é o espaço vital.
Fritz Perls é considerado o pai da GT, um prodígio em terapia, buscava trazer o indivíduo para o momento presente, e teve como base, a teoria de campo de Lewin. Na teoria se apoiou no Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia.
A Gestalt teve importante contribuição para as Ciências Humanas e a cada dia vem sendo valorizada e recebendo o crédito merecido que não houve anteriormente.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱