Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo

  1. Reconhecer a história da psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo.

Todos aqueles que criaram os fundamentos da psicologia tinham um objetivo em comum, explicar e compreender o comportamento usando métodos científicos.

Podemos dizer que a psicologia inicia-se, como ciência, formalmente no final do século XIX, quando foi estabelecido, na Alemanha por Wilhelm Wundt, o primeiro laboratório experimental dedicado aos fenômenos psicológicos. Wundt tinha por objetivo estudar os elementos fundamentais da mente. Ele considerava a psicologia o estudo da experiência consciente. Sua perspectiva, que ficou conhecida como estruturalismo, era direcionada à descoberta dos componentes mentais fundamentais da percepção, da consciência, do pensamento, das emoções e de outros tipos de estados e atividades mentais.

Na época a introspecção era o procedimento usado para estudar a estrutura da mente em que se pede que os sujeitos descrevam em detalhes o que sentem quando expostos a um estímulo. No entanto, com o tempo os psicólogos começaram a contestar a abordagem de Wundt, pois a suposição de que a introspecção pudesse revelar a estrutura da mente não era um método científico, já que não havia muitos meios pelos quais um observador externo pudesse confirmar a precisão das introspecções de terceiros. Além disso, as pessoas tinham dificuldades para descrever alguns tipos de experiências internas, como as respostas emocionais. Esses obstáculos levaram ao desenvolvimento de uma nova abordagem, que substitui em larga escala o estruturalismo.

A perspectiva que substituiu o estruturalismo é conhecida como funcionalismo. Ao invés de se focar na estrutura da mente, o funcionalismo se concentrava no que a mente faz e em como o comportamento funciona. Os funcionalistas, já no início do século XX, perguntavam qual o papel do comportamento na adaptação das pessoas ao seu ambiente. Os funcionalistas examinavam como o comportamento permite que as pessoas satisfaçam suas necessidades, e como o nosso “fluxo de consciência” permite que nos adaptemos ao nosso ambiente.

Os psicólogos da Gestalt deram, também, contribuições substanciais ao modo como compreendemos a percepção.

Logo, o Funcionalismo foi a abordagem inicial da psicologia que se concentrava no que a mente faz – as funções da atividade mental – e o papel do comportamento na adaptação das pessoas ao seu ambiente.

A psicologia da Gestalt foi a abordagem psicológica que se focou na organização da percepção e do pensamento em um sentido “total”, em vez dos elementos individuais da percepção.

2) Explicar a psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos.

A psicologia como ciência humana inicia-se com James e Wundt e vai se construindo até os dias de hoje por diversas abordagens teóricas passando pelo behaviorismo, a psicanálise, a existencial, a sócio histórica, a humanista entre outras.

3) Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência:

Influenciada pelas primeiras escolas psicológicas, as teorias decorrentes do projeto de constituição de uma psicologia científica seguem caminhos e perspectivas diferentes quanto aos seus objetos e métodos. A exemplo dessa situação podemos citar a psicanálise e o Behaviorismo.

  • A Psicanálise - com a teoria do inconsciente e métodos como associação livre, interpretação de sonhos (processos mentais inconscientes).

Na psicanálise temos como conceitos importantes o inconsciente, consciente, id, ego, superego, mecanismos de defesa, recalque, projeção e transferência.

  • O Behaviorismo - com a teoria do comportamento e métodos de observação e experimentação.

Temos como conceitos para o behaviorismo, o condicionamento, reflexo, reforço, punição, estímulos, contingências.

Sigmund Freud foi o maior gênio da psicanalise

*Grandes nomes contribuiram para a ciência humana que hoje estuda a mente humana,passamos pela psicanálise de Freud, behaviorismo de Watson e Skinner...

*Temos várias vertentes.

*Temos as abordagens teóricas passando pela psicanálise, behaviorismo,existencial,etc..

 

Reconhecer a história da psicologia e a forma pelo qual a ciência se constitui, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo.

Todos aqueles que criaram os fundamentos da psicologia tinham um objetivo em comum , explicar e compreender o comportamento usando métodos científicos.

A Psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo.

As perspectiva de estudo ficou conhecida como estruturas onde todos as atividades e percepções da mente tinham espaço  de estudo.