Estágios do desenvolvimento segundo Piaget.
Citação de Dejair Aparecido Gomes em outubro 6, 2022, 9:24 pmResumindo:
Idade - 2anos - Sensório-motor
Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.
Idade - 2-7 anos - Pré-operacional .
Desenvolvimento da linguagem, com três consequencias para a vida mental: socialização da ação, com trocas entre indivíduos: desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: desenvolvimento da instituição.
Idade - 7-11-12 anos - Das operações concretas
Desenvolvimento do pensamento lógico sobre as coisas concretas: compreensão das relações entre coisas e capacidades para classificar objetos: superação do egocêntrico da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substâncias, peso e volume.
Idade - 12 anos - Operação formal.
Desenvolvimento da capacidade de construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos abstratos, como os conceitos do amor, justiça, democracia, etc. : do pensamento concreto sobre coisas, passa para o pensamento abstrato, "hipotético - dedutivo", isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses: se A é maior que B e B é maior que C, A é maior que C.
A teoria do conhecimento desenvolvida por Jean Piaget, não teve como princípio a intenção pedagógica. Porém ofereceu aos educadores importantes princípios para orientar sua prática ao mostrar a forma como o indivíduo estabelece desde do nascimento ema relação de interação com o meio. Relação esta - com o mundo físico e social - que promove seu desenvolvimento cognitivo.
Resumindo:
Idade - 2anos - Sensório-motor
Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.
Idade - 2-7 anos - Pré-operacional .
Desenvolvimento da linguagem, com três consequencias para a vida mental: socialização da ação, com trocas entre indivíduos: desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: desenvolvimento da instituição.
Idade - 7-11-12 anos - Das operações concretas
Desenvolvimento do pensamento lógico sobre as coisas concretas: compreensão das relações entre coisas e capacidades para classificar objetos: superação do egocêntrico da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substâncias, peso e volume.
Idade - 12 anos - Operação formal.
Desenvolvimento da capacidade de construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos abstratos, como os conceitos do amor, justiça, democracia, etc. : do pensamento concreto sobre coisas, passa para o pensamento abstrato, "hipotético - dedutivo", isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses: se A é maior que B e B é maior que C, A é maior que C.
A teoria do conhecimento desenvolvida por Jean Piaget, não teve como princípio a intenção pedagógica. Porém ofereceu aos educadores importantes princípios para orientar sua prática ao mostrar a forma como o indivíduo estabelece desde do nascimento ema relação de interação com o meio. Relação esta - com o mundo físico e social - que promove seu desenvolvimento cognitivo.