Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaEXEGESE BÍBLICAEXEGESE BÍBLICA
Please or Cadastrar to create posts and topics.

EXEGESE BÍBLICA

EXEGESE BÍBLICA

Quão proveitosa é essa disciplina no sentido de elevar a nossa compreensão da verdade, tanto quanto agregar ao nosso conhecimento com capital intelectual de excelência, uma vez que a palavra exegese tem sua origem no termo grego exegesis, que tanto pode significar narração, guiar, dirigir, governar, descrição ou apresentação, como explicação e interpretação, que, por sua vez, origina-se de exegeomai. Egeomai significa “conduzir” e ex, respectivamente ek, expressa a ideia de “para fora”. Etimologicamente, o significado proposto para exegese seria “conduzir para fora”.

Exegese é, portanto, a exposição, a operação de interpretar. Enquanto a hermenêutica é a ciência da interpretação, a exegese é a aplicação dessa ciência à Palavra de Deus.

Entendo agora melhor, concluo que hermenêutica refere-se a interpretar de uma forma trazer um entendimento ao qual se teve alcance e Exegese está relacionado ao sentido real ou significado que o escritor quis expressar da escritura em si conforme sua perspectiva.

Gálatas Cap. 6

11 Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
12 Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.

Paulo aqui é enfático em afirmar que nenhum tipo de ritual pode justificar tão pouco substituír o ato de amor do Senhor Jesus por nós na cruz.