Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaFILOSOFIAFilosofia
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Filosofia

FILOSOFIA

O saber não ocupa lugar, mas a lógica humana não se aplica ao evangelho de Jesus Cristo.

Veja agora quando Paulo reuni em mileto, cidade onde se originou a filosofia lugar que era sinônimo de conhecimento humano, os anciãos da igreja em Éfeso.

Atos Cap. 20
17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.
18 E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
19 servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;
20 como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,
21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja enquanto os filósofos demonstravam conhecimento, superioridade e pompa, buscando fama e reconhecimento, difundindo um conhecimento racional e humano que diziam ser a verdade, Paulo adota uma postura diferente, quando os Anciãos de Éfeso se ajuntam a ele, ele então diz, vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,

Eu não me coloquei acima, como se fosse um grande mestre ou um indivíduo excepcional, diferenciado, essa era a forma que se portou em meio a eles, não como se fosse melhor ou estivesse acima, mas no mesmo patamar.

19 servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;
20 como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,

Não se envergonhava, nem fazia acepção, ia de casa em casa.

21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Ele não adequava o evangelho de acordo com a cultura, mas para gregos ou Judeus era um só, o de renúncia, aquele evangelho ao qual quando o conhecemos de verdade que liberta não adequamos ele a nossas vontade, mas somos transformados por ele.

O mesmo que ele pregou também aos Galatas.

Gálatas Cap. 2
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.