filosofia indiana
Citação de Veronilton Paz da Silva em março 9, 2023, 10:15 pm"Filosofia indiana é a denominação genérica que se dá ao conjunto de concepções, teorias e sistemas desenvolvidos pelas civilizações do subcontinente indiano. Três conceitos fundamentam o pensamento filosófico indiano: o eu, ou alma (atman), as ações (karma), e a libertação (moksha). Exceto pelo charvaka (materialismo radical), todas as filosofias indianas lidam com esses três conceitos e suas inter-relações, embora isso não signifique que aceitem sua validade objetiva precisamente da mesma maneira". Esta filosofia abrange a pessoa no interior (eu), nas ações, e trata da libertação, eles tratam da filosofia no interior como uma cosmovisão que abrange as ações e aliberdade daquilo que ainda prende aos conceitos e praticas que não permitem a pessoa ir mais longe.
"Filosofia indiana é a denominação genérica que se dá ao conjunto de concepções, teorias e sistemas desenvolvidos pelas civilizações do subcontinente indiano. Três conceitos fundamentam o pensamento filosófico indiano: o eu, ou alma (atman), as ações (karma), e a libertação (moksha). Exceto pelo charvaka (materialismo radical), todas as filosofias indianas lidam com esses três conceitos e suas inter-relações, embora isso não signifique que aceitem sua validade objetiva precisamente da mesma maneira". Esta filosofia abrange a pessoa no interior (eu), nas ações, e trata da libertação, eles tratam da filosofia no interior como uma cosmovisão que abrange as ações e aliberdade daquilo que ainda prende aos conceitos e praticas que não permitem a pessoa ir mais longe.