Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: BibliologiaFORUM AVALIATIVO DE BILBIOLOGIA
Please or Cadastrar to create posts and topics.

FORUM AVALIATIVO DE BILBIOLOGIA

CURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA

DISCIPLINA: BIBLIOLOGIA

ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA

 

FORUM AVALIATIVO

É de suma importância o estudo da Bibliologia, uma vez que a Palavra de Deus é a nossa principal ferramenta de trabalho, estudo, pregação, ensino, leitura devocional e crescimento espiritual.

É fundamental conhecemos e compreendermos os fatos que são narrados na Bíblia ao longo de mais ou menos 1.500 anos, por cerca de quarenta homens divinamente inspirados pelo Espírito Santo. Além de estudarmos como o Livro Sagrado chegou até nós, como foi preservado ao longo dos séculos.

A Bíblia é a revelação de Deus em linguagem humana, registrada para que o homem possa entender e se relacionar com Deus. Os escritores são portadores da mensagem divina.

No Novo Testamento Jesus e os autores do neotestamentários chamam o Antigo Testamento de Escritura. Referem-se constantemente dizendo: “O que fora dito pelo profeta...”, “como está escrito na lei de Moisés”, se cumpriu o que o profeta... disse”, “como foi anunciado pelo profeta”, “que ele antes havia prometidos pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu filho...”.

Deus se revelava de diversas formas e de muitas maneiras: 1) Deus falava diretamente com o homem, Exemplo falou com Adão e Eva, falou com Abrão, Falou com Isaque, falou com Moisés, etc. 2) Deus falava pelo profetas; Exemplo: O profeta Jeremias: “Assim diz o Senhor”, “Veio a mim a Palavra do Senhor”. 3) Deus falava com os apóstolos e discípulos escritores do Novo Testamento. 4) Tudo o que Jesus falava era Palavra de Deus, uma vez que Ele é o próprio Deus que se fez carne. Jesus é a Palavra, o verbo de Deus, que se encarnou e habitou entre nós.

A Origem da Escrita

Com relação à origem da escrita não se sabe dizer com precisão onde, como e quando surgiu à escrita. A primeira escrita foi a pictografia, figuras que representavam objetos, depois a ideografia figuram que representavam ideias e fonografia, figuras que representavam sons.

Dois povos se destacaram no desenvolvimento da escrita, os babilônios, desenvolveram a escrita cuneiforme e os egípcios criaram os hieróglifos. A escrita cuneiforme foi decifrada por Henrique Rawlinson e a os hieróglifos foram decifrados pelo francês por Jean-François Champolion.

Arqueólogos confirmam que a escrita alfabética foi desenvolvida pelos fenícios. Muito antes do tempo de Moisés já havia escrita alfabética na Palestina. Arqueólogos descobriram alfabetos: No Sinai, em Biblos, em Ras Shamra.

O material usado para a escrita, chamado de manuscritos, ou seja, escrito a mão: Pedra, Cerâmica, Linho, Tabuas Enceradas, Papiro, que foi durante muito tempo o principal material usado para a escrita e o Pergaminho, criado na cidade de Pérgamo, pelo rei Eumene, era feito de pele de carneiro ou ovelhas, e ainda o Palimpsesto, que era um pergaminho reciclado e reutilizado.

A Bíblia foi escrita em três línguas, o Antigo Testamento foi escrito em Hebraico e pequenos trechos em Aramaico e o Novo Testamento foi escrito em Grego Koinê.

Os manuscritos gregos do Novo Testamento foram escritos em Papiro até o século VII, mas, já desde o século IV, já se usava o pergaminho.

O Texto Massorético

O texto Massorético é o mais importante e completo texto da Bíblia hebraica, é a base para as nossas Bíblias Hebraicas atuais, e serve como protótipo para todas as comparações de estudo textual do Antigo Testamento. O Manuscrito Massorético mais antigo é o Códice Cairense de 895 d.C., outro manuscrito antigo importante é o Códice de Alepo. Além deste temo os Códice Leningradense, O Códice de Petersburgo. Alguns códices desapareceram, como por exemplo, o importante Códice de Hillel, de 600 d.C, tido como muito fiel e completo Códice Muga, o Códice de Jericó também já não existem mais.

Em 1947, com a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, por um pastor beduíno árabe, Muhammad ad Dib, estes manuscritos foram escondidos pela seita acética dos essênios, por volta do ano 132 a 135 d.C., surgiram novas luzes na interpretação várias passagens do Antigo Testamento. Nestes manuscritos encontram-se trechos de todos os livros do Antigo Testamento exceto do livro de Ester.

Nomes Atribuídos à Palavra de Deus

O vocábulo Bíblia, não aparece no texto sagrado, foi inscrito na capa. Nomes atribuídos à Palavra de Deus: Bíblia, Escrituras, Palavra de Deus, Escritura de Deus, Sagradas Letras, Escritura da Verdade, Palavras de Vida, Santas Escrituras. Além deste nomes ainda temos os nomes figurativos: Ouro Fino, Alimento, Leite, Pão, Fogo, Martelo, Espada.

A Bíblia esta divida em dois Testamentos, o Antigo com 39 livros e o Novo com 27 livros.

O Antigo Testamento em nossas Bíblias tem a seguinte divisão: Pentateuco ou Lei, Livros históricos, Livros Poéticos, Livros Proféticos, (Profetas Maiores e Profetas Menores).

O Novo Testamento esta dividido em: Evangelhos, Histórico (Narrativa), Cartas Paulinas, (Cartas Doutrinarias e Cartas Pastorais), Cartas Gerais e Revelação (Apocalipse).

Importante, ainda, neste estudo de Bibliologia foi entendermos melhor o Estudo das Dispensações e das Alianças.

As Sete Principais Dispensações são: Inocência, (Gênesis 1:28); Consciência ou Responsabilidade Moral, Gênesis 3:7); Governo Humano, Gênesis 8:15); Promessa, (Gênesis 12:1), Lei, (Êxodo 19:1); Igreja (Atos 2:1) e Reino (Apocalipse 20:4).

As oito Alianças de Deus com o homem, foram: Edênica (Gênesis 2:1); Adâmica (Gênesis 3:15); Noética (Gênesis 9:16); Abraâmica (Gênesis 12:2); Mosaica (Êxodo 19:5); Palestiniana (Deuteronômio 30:3), Davídica (II Samuel 7:16); Nova Aliança (Hebreus 8:8).

Deus se revelou e inspirou homens santos movidos pelo Espírito Santo a registrar a Escritura Sagrada, para que hoje tenhamois um testemunho vivo e digno de fé da sua revelação. O Senhor Deus dirigiu todo o processo para que a sua revelação chegasse até nós, inspirando seus servos de forma verbal e plena.

 

Parabéns pela excelente matéria, pois nos ajuda a compreender melhor a bíblia e seus ensinamentos, contexto e aplicação como um todo em nossa vida !

A paz do Senhor Jesus a meus irmãos e colegas de estudo.

Gostaria de compartilhar minha visão sobre esta matéria específica.

Em 2 Timóteo 3:14-16, o Apostolo Paulo orienta seu discípulo Timóteo sobre a inspiração, valor e utilidade das sagradas escrituras. Esse livro milenar, não é um livro comum, onde o autor conta a sua história e o leitor á lê simplesmente. Para nós cristãos ela "é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, e educar na justiça". Sendo nosso manual de fé, de forma coesa, não importa qual livro, capitulo, ou versículo que lemos, cremos que o próprio Deus inspirou.

Talvez você me pergunte: "Para que Deus criaria um livro, com tantos autores, e assuntos distintos(poesia, história, profecia) " ? Deus quis se revelar a nós, usando uma linguagem nossa, usando exemplos e testemunhos de homens e mulheres que assim como nós, tiveram um encontro com ele e sua história foi transformada. Em particular, gosto muito de uma passagem, que aborda a multiforma graça de Deus que está em 1Pedro 4:10-11.

Em si, ela não tem apenas cunho religioso, mas histórico. Pesquisas e escavações arqueológicas, ao longo dos anos, comprovam e atestam a veracidade fatídica da mesma. Hoje podemos dizer que, a ciência e o estudo andam de forma paralela a Bíblia.

Concluo então que, ao Ler esta matéria, pude entender e me alegrar pela oportunidade do acesso as Sagradas Escrituras. Nunca imaginei quanta dedicação, esforço e principalmente quanta dor sofreram as pessoas antes de mim. Começando pela igreja primitiva, depois por padres e teólogos, que dedicaram a estudar as letras, traduções, correções e fatos bíblicos. C0mpreendo que a multiforma graça de Deus, nos ensina, que apesar de termos visões, muitas vezes distintas, o mais importante é a essência do evangelho e naquele grande dia, vamos estar com nosso Salvador.

Que nosso Deus continue a nos ensinar, e nos conduzir. Deus abençoe cada um de nós.

A Bibliologia é uma excelente ferramenta para o aluno de teologia compreender melhor os fatos Biblicos. Excelente matéria!