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Fórum avaliativo: Escola Psicológica

Durante a unidade em questão, estudamos a teoria cognitivista, com foco em Jean Piaget e Vygotsky, e seus entendimentos sobre construtivismo e cognitivismo. Também exploramos questões sobre o desenvolvimento do sujeito, considerando tanto sua capacidade de desenvolvimento biológico quanto suas relações sociais e interpessoais.

Foi possível constatar claramente a contribuição da escola cognitiva ao estudo do comportamento humano e da aprendizagem, identificando o processo de construção do conhecimento e relacionando os conceitos ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende.

No infográfico, verificamos o esquema cognitivista para o desenvolvimento e aprendizagem, que possui peculiaridades nas visões de Piaget e Vygotsky. Piaget parte das estruturas mentais que o indivíduo cria para representar as interpretações das experiências, que surgem das estratégias ou conceitos. Já Vygotsky parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural, onde os processos mentais superiores (pensamentos, linguagem, comportamento volitivo, etc.) têm origem em processos sociais e são conversões de relações em funções mentais.

Através do desafio, analisamos de forma visual uma visão cognitivista que trata o desenvolvimento por meio do construtivismo. Em continuidade, tivemos um artigo sobre a teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações. O artigo destaca que a criatividade e a inovação são essenciais para resolver problemas complexos do mundo moderno. Piaget acreditava que a criatividade surge a partir de combinações novas e originais, e que os elementos que causam desequilíbrio no pensamento são responsáveis por mudanças na estrutura cognitiva. Esses processos envolvem assimilação e acomodação, fundamentais para o desenvolvimento do pensamento lógico.

Além disso, o artigo discutiu a importância da maturação, experiência, transmissão social e equilibração no desenvolvimento cognitivo. A maturação refere-se ao amadurecimento das estruturas físicas e cognitivas, enquanto a experiência envolve a ação do sujeito sobre o objeto. A transmissão social destaca a influência do contexto cultural e educacional, e a equilibração é vista como o elemento que coordena os outros fatores e promove o progresso cognitivo.