Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: LiderançaFORUM AVALIATIVO - LIDERANÇA
Please or Cadastrar to create posts and topics.

FORUM AVALIATIVO - LIDERANÇA

CURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA

DISCIPLINA: LIDERANÇA

ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA

O estudo da Liderança é extremamente importante, numa época em que há uma forte crise de liderança no mundo. Estamos vivendo um período em que o líder de um modo geral vem sendo questionado e desacreditado. Na politica, por exemplo, os lideres tem perdido a credibilidade e também os líderes cristãos tem perdido o respeito e a confiança, em função dos inúmeros casos de escândalos envolvendo pastores e bispos, etc., seja na área do sexo ou na área financeira.

O estudo nos dá duas orientações importantes, primeira sobre a liderança em geral e segundo sobre a liderança do ponto de vista cristão.

DEFINIÇÃO

Portanto, liderança pode ser definida, de forma resumida, como sendo aquela qualidade de um líder, que inspira confiança suficiente a seus comandados de modo a aceitarem suas ideias e obedecerem ao seu comando”. Por outro lado, há a liderança cristã, objeto de análise na segunda parte do trabalho.

Líder é aquele que exerce uma influência sobre o grupo, a fim de leva-lo, com a maior cooperação possível e com a menor oposição ou nenhuma oposição, com o objetivo de levar a o grupo a obter os resultados desejados, que serão para o benefícios de todo o grupo.

O bom líder deve ter eficiência e ser eficaz. O que se pede aos lideres de empresas é que eles sejam eficazes, isto é, capazes de levar a sua Empresa a obter lucros, e a satisfação dos clientes e equipe. O que se pede na eficácia é que eles saibam levar sua empresa através das organizações humanas.

O eficaz, faz as coisas da maneira certa, enquanto que o eficiente faz as coisas bem feitas. E sabemos que, na chefia, a pior coisa é fazer “bem feitinho” o que não precisa ser feito.

Uma pessoa eficiente é tecnocrata e burocrata, isto é, está voltada para a técnica e não para a estratégia, voltada para o sistema repetitivo, para a burocracia que muitas vezes estraga ou engarrafa a realização dos objetivos da empresa. Já o eficaz é ideocrata, preocupa-se com as ideias certas e não com as boas ideias.

TRES TIPOS PRINCIPAIS DE LIDERANÇA

Há muitas maneiras de liderar, o estudo destaca três tipos principais de direção, que são os seguintes:

  1. a) A direção autocrática ou ditatorial;
  2. b) A direção laissez-faire ou deixa como está para ver como é que fica;
  3. c) A direção-liderada ou liderança.

Estes três tipos de direção podem ser representados por um triângulo, em cujos ângulos estão colocados cada uma das três maneiras de agir na direção, pois são atitudes completamente opostas.

OUTROS TIPOS DE LIDERANÇA

Existem outros tipos chefes: O chefe maquiavélico, o chefe vaidoso e ambicioso, o chefe instável, o chefe paternalista e ainda podemos acrescentar: O chefe democrático, todas as decisões faz uma votação. O Chefe déspota, trata a equipe a ferro e fogo. O chefe humorista, de tudo faz uma comédia, as vezes humilhando o funcionário com uma piada.

 

Nós como lideres precisamos manter o equilíbrio do ambiente de trabalho, para tanto precisamos ter Autocontrole. Empatia ou compreensão para com os problemas dos membros da sua equipe. Buscar sempre a unanimidade entre os membros da equipe.  Ser um exemplo para os seu pessoal, mostrando ser superiores à média do seu grupo, a fim de ser um exemplo na pontualidade, na honestidade, etc. Atitude de respeito humano,  o líder precisa respeitar a pessoa humana, tratar os seus subalternos com cortesia e delicadeza. Saber lidar com as tensões e conflitos que com certeza vão surgir durante a execução dos projetos.

LIDERANÇA ECLESIASTICA

O líder cristão tem como modelo a pessoa do Senhor Jesus Cristo e em seus apóstolos e discipulos procurando um padrão bíblico para o exercício do ministério. Paulo nos dá um lista de qualidades do líder em I Timóteo 3:1 a 13 e Tito 1:5 a 9. Em Efésios 4:11 a 17 o apóstolo para os gentios nos fala sobre o exercício dos dons espirituais.

Eu como líder cristão procuro ganhar a confiança e a credibilidade dos meus liderados, me esforçando para me enquadrar no padrão bíblico. Procurar ajudar meus irmãos a desenvolver a sua capacidade e os dons espirituais, na realização do ministério. Tenho apredindo a melhorar na área humildes, refreando meu orgulho pessoal,  busco sempre a dependência de Deus. Procuro ser ousados, no testemunho, na evangelização e pregação do evangelho, sempre na direção do Espírito Santo. Me dedico a oração e ao ensino da Palavra seguindo o modelo da igreja primitiva. Sou um leitor da Palavra de Deus, estou na vigésima terceira vez, leio a Bíblia para minha vida devocional e procurando sempre aprender para poder ensinar. Tenho delegado tarefas para para a minha equipe de Liderança, divido o púlpito com os meus discipulos e ministro cursos teológicos para os irmãos que tenham interesse. Neste momento estou ministrando um Curso de Pregação Bíblica, para alguns alguns irmãos, inclusive de outras igrejas.

O aprendizado da Liderança é uma arte, uma técnica e uma ciência, e sempre há ensinamentos novos para se aprender, assim estou sempre disponível para aprender o novo.

 

 

 

Excelente matéria, onde deixe bem explicado a definição e os diferentes tipos de liderança, dessa forma torna fácil o aprendizado da disciplina, parabéns !

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱