Fórum de discussão
Citação de Jose Jobson da Silva em novembro 14, 2024, 12:29 pmBom, falando um pouco sobre a formação em psicanálise integrativa dentro das escolas psicológicas, especialmente o behaviorismo, que também é conhecido como a abordagem comportamental, eu entendi que o foco principal dessas escolas é a análise do comportamento. Dentro do behaviorismo, vimos dois tipos de comportamento: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
No infográfico que observamos, consegui entender que a escola behaviorista concebe o comportamento a partir de estímulos, que podem ser classificados como reforços ou punições. Os reforços positivos, por exemplo, têm como objetivo aumentar a probabilidade de ocorrência de um comportamento desejado. Eles são consequências benéficas ou desejáveis para o organismo, que surgem a partir da emissão de uma resposta. Já o reforço negativo envolve a retirada de algo indesejável, também com o objetivo de aumentar a probabilidade de ocorrência do comportamento desejado.
Em relação à punição, ela visa reduzir a probabilidade de ocorrência de um comportamento. A punição pode ser negativa, quando envolve a retirada de algo desagradável, ou positiva, quando há a adição de algo negativo como consequência do comportamento.
Depois, no fórum, tivemos uma discussão mais aprofundada sobre a compreensão do comportamento operante, usando reforços e punições, com base na teoria de B. F. Skinner. Também foi apresentado um e-book sobre a escola psicológica behaviorista, e discutimos um pouco mais sobre essa teoria.
Continuando, verificamos que o behaviorismo radical é uma evolução do behaviorismo metodológico. Para que um comportamento seja considerado válido, é necessário que haja evidências claras de que ele está ocorrendo. Comportamento, então, é o que ocorre no fluxo de interação entre dois elementos: o organismo e o ambiente. O behaviorismo metodológico foca bastante no método científico, buscando o que é essencialmente verdadeiro, com base em evidências observáveis e objetivas.
No behaviorismo radical, por outro lado, entende-se que o estudo do comportamento não se limita apenas à observação de comportamentos de outras pessoas, mas também inclui os comportamentos do próprio sujeito, que pode discutir suas próprias respostas, por meio da análise das evidências. Isso leva à ideia de que o comportamento pode ser influenciado por fatores internos e externos, e que tanto o organismo quanto o ambiente desempenham papéis importantes nesse processo.
A partir dessa perspectiva, destacamos dois grandes grupos de comportamento: os respondentes e os operantes. O comportamento respondente é reflexo, involuntário, enquanto o comportamento operante é voluntário e controlado por contingências de reforço ou punição.
Na área da aprendizagem comportamental, podemos entender que o aprendizado é uma mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorre como resultado de uma experiência. Durante o fórum avaliativo, discutimos duas questões principais. Uma delas foi sobre os desafios de trabalhar com estímulos e como eles podem ser aplicados na prática. Nesse contexto, foi enfatizado que existe uma associação entre a resposta evolutiva e a reação gerada por ela, o que influencia diretamente no comportamento humano.
Por fim, tivemos um artigo sobre análise comportamental e fiz uma análise detalhada do livro "Ciências e Comportamento Humano", que aborda diversos aspectos sobre o tema.
Bom, falando um pouco sobre a formação em psicanálise integrativa dentro das escolas psicológicas, especialmente o behaviorismo, que também é conhecido como a abordagem comportamental, eu entendi que o foco principal dessas escolas é a análise do comportamento. Dentro do behaviorismo, vimos dois tipos de comportamento: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
No infográfico que observamos, consegui entender que a escola behaviorista concebe o comportamento a partir de estímulos, que podem ser classificados como reforços ou punições. Os reforços positivos, por exemplo, têm como objetivo aumentar a probabilidade de ocorrência de um comportamento desejado. Eles são consequências benéficas ou desejáveis para o organismo, que surgem a partir da emissão de uma resposta. Já o reforço negativo envolve a retirada de algo indesejável, também com o objetivo de aumentar a probabilidade de ocorrência do comportamento desejado.
Em relação à punição, ela visa reduzir a probabilidade de ocorrência de um comportamento. A punição pode ser negativa, quando envolve a retirada de algo desagradável, ou positiva, quando há a adição de algo negativo como consequência do comportamento.
Depois, no fórum, tivemos uma discussão mais aprofundada sobre a compreensão do comportamento operante, usando reforços e punições, com base na teoria de B. F. Skinner. Também foi apresentado um e-book sobre a escola psicológica behaviorista, e discutimos um pouco mais sobre essa teoria.
Continuando, verificamos que o behaviorismo radical é uma evolução do behaviorismo metodológico. Para que um comportamento seja considerado válido, é necessário que haja evidências claras de que ele está ocorrendo. Comportamento, então, é o que ocorre no fluxo de interação entre dois elementos: o organismo e o ambiente. O behaviorismo metodológico foca bastante no método científico, buscando o que é essencialmente verdadeiro, com base em evidências observáveis e objetivas.
No behaviorismo radical, por outro lado, entende-se que o estudo do comportamento não se limita apenas à observação de comportamentos de outras pessoas, mas também inclui os comportamentos do próprio sujeito, que pode discutir suas próprias respostas, por meio da análise das evidências. Isso leva à ideia de que o comportamento pode ser influenciado por fatores internos e externos, e que tanto o organismo quanto o ambiente desempenham papéis importantes nesse processo.
A partir dessa perspectiva, destacamos dois grandes grupos de comportamento: os respondentes e os operantes. O comportamento respondente é reflexo, involuntário, enquanto o comportamento operante é voluntário e controlado por contingências de reforço ou punição.
Na área da aprendizagem comportamental, podemos entender que o aprendizado é uma mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorre como resultado de uma experiência. Durante o fórum avaliativo, discutimos duas questões principais. Uma delas foi sobre os desafios de trabalhar com estímulos e como eles podem ser aplicados na prática. Nesse contexto, foi enfatizado que existe uma associação entre a resposta evolutiva e a reação gerada por ela, o que influencia diretamente no comportamento humano.
Por fim, tivemos um artigo sobre análise comportamental e fiz uma análise detalhada do livro "Ciências e Comportamento Humano", que aborda diversos aspectos sobre o tema.
Citação de Lindolfo Lima em janeiro 16, 2025, 8:28 pmPerfeito, amigo! Meus parabéns!
Perfeito, amigo! Meus parabéns!