Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

FÓRUM - ESCOLA PSICOLÓGICA: TEORIA BEHAVIORISTA

Comenta que Skinner não se considera teórico da aprendizagem, apenas tem seu trabalho como uma análise funcional entre estímulo (imput) e resposta (output), ignorando as variáveis intervenientes. As principais variáveis de imput são: estímulo, reforço e contingências de reforço, enquanto as de output são as respostas dadas pelo aprendiz. Para Skinner, dois são os tipos de respostas dadas, a saber: as operantes e as respondentes. Na teoria do reforço, o comportamento é controlado por suas consequências, o que sugere que os indivíduos tendem a se comportar em busca de recompensas ao tempo em que evitam punições. O texto conceitua condicionamento como “um reforçador positivo imediatamente após uma resposta, resultando um aumento na frequência daquela resposta.” Quando há suspensão do reforço de uma dada resposta condicionada, o procedimento é dito extinção. Embora semelhante ao conceito de extinção, à medida que há diminuição na frequência de respostas, no esquecimento, há impedimento para que a resposta se apresente por determinado período. A discriminação como um procedimento é um condicionamento de uma resposta na presença de um estímulo, a qual pode ser extinta na presença de outro. A generalização sugere resposta de modo similar a estímulos distintos, trata-se do contrário da discriminação, ao passo que o esmaecimento se apresenta com estímulos gradualmente diferentes ao longo de suas formas as quais podem ser consideradas similares ou diferentes. O processo da instrução, segundo a teoria skinneriana – o ensino – dá-se apenas quando o que deve ser ensinado pode se apresentar sob certas contingências de reforço.

Obviamente toda resposta dependerá dos estímulos, ou seja, a complexidade da resposta dependerá dialeticamente do tipo de estímulo gerado. Os sres humanos buscarão sempre as respostas para os seus anseios, no caso da Psicanálise, poderíamos afirmar que as pessoas buscarão as respostas para as sua angústias.

O estímulo sempre fará com que a resposta seja positiva … sem estímulo não há muito interesse e se torna assim uma resposta negativa