forum III gestalt
Citação de Eveline Rojas em janeiro 23, 2025, 8:05 pmNesta unidade vimos a Gestalt, uma corrente de pensamento que propõe que a simples união das partes não explica o todo. Conforme u Max Wertheimer, a percepção humana é estruturada e organizada e, por isso, não deve ser reduzida a elementos menores. Nesse contexto, a ideia do “todo” é central. No setting terapeutico a tentativa é trazer as partes rejeitadas ou inconscientes do paciente, para que este ser posa se torar inteiro.Ciente de suas potencialidades, o paciente se encontra com a sua totalidade. A psicologia da gestalt tabém introduziu uma nova teoria da aprendizagem. Koffka aplicou as leis da percepção à teoria da aprendizagem. Em lugar da recompensa ou do reforço, introduziu o conceito de meta. Concluiu que toda a aprendizagem era uma reorganização perceptiva (Wolman, 1971, p.517). Aqui temos a a aprendizagem como um processo útil, imaginativo e criativo; uma mudança de “insight”. Pensar e conceituar, neste contexto, rompem com a idéia de que a aprendizagem consiste de associações ou de construção de comportamentos de modo determinista e mecânico.
Nesta unidade vimos a Gestalt, uma corrente de pensamento que propõe que a simples união das partes não explica o todo. Conforme u Max Wertheimer, a percepção humana é estruturada e organizada e, por isso, não deve ser reduzida a elementos menores. Nesse contexto, a ideia do “todo” é central. No setting terapeutico a tentativa é trazer as partes rejeitadas ou inconscientes do paciente, para que este ser posa se torar inteiro.Ciente de suas potencialidades, o paciente se encontra com a sua totalidade. A psicologia da gestalt tabém introduziu uma nova teoria da aprendizagem. Koffka aplicou as leis da percepção à teoria da aprendizagem. Em lugar da recompensa ou do reforço, introduziu o conceito de meta. Concluiu que toda a aprendizagem era uma reorganização perceptiva (Wolman, 1971, p.517). Aqui temos a a aprendizagem como um processo útil, imaginativo e criativo; uma mudança de “insight”. Pensar e conceituar, neste contexto, rompem com a idéia de que a aprendizagem consiste de associações ou de construção de comportamentos de modo determinista e mecânico.