FÓRUM - PRINCIPAIS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Citação de Douglas Hirosse Justino da Silva em fevereiro 15, 2023, 2:53 pmJean Piaget buscou compreender a gênese do conhecimento e postula que o desenvolvimento consiste no avanço de formas inferiores do desenvolvimento, para forma mais complexas. Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
Sensório motor (0 a 2 anos)
• Inicialmente, a criança experiência o mundo a partir dos esquemas inatos (ex. sucção)
• Desenvolvimento acontece a partir do estímulo de experiências sensoriais e motoras;
• Pela falta de experiências anteriores a aprendizagem acontece através de ensaio e experimentação;
• Há a constituição da noção da permanência do objeto (objeto continua a existir mesmo fora do campo de visão).
Pré-operatório (2 a 6 anos) : Segundo Piaget a aquisição da linguagem é fundamental para o desenvolvimento da inteligência, visto que é a partir dela que a criança adquire a função simbólica e capacidade de empregar símbolos e signos para representar os objetos.
• Fase marcada pelo jogo simbólico e manipulação de símbolos;
• Início de habilidades de conservação, classificação e agrupamento;
Essa fase do desenvolvimento é dividida em dois momentos que apresentam características específicas: o pré-conceitual e o pensamento intuitivo.
1. Pré-conceitual – 2 a 4 anos
• Animismo: Atribui características psicológicas a objetos e fenômenos naturais;
• Realismo: Estende seu ponto de vista a todos os pontos de vista;
• Artificialismo: Fenômenos naturais provocados por humanos;
• Egocentrismo: Tendência de relacionar o que acontece aos seus sentimentos e ações.
2. Pensamento intuitivo – 4 a 6 anos
• Centração: Para dar uma reposta, observa apenas um aspecto da situação;
• Raciocínio transdutivo: Raciocínio do particular para o geral, sem rigor lógico;
• Dificuldade de transformação: O pensamento é estático, ou seja, está sempre no presente;
• Sincretismo: Não separa diferentes aspectos de uma situação. Tenta explicar os fatos misturando realidade e fantasia;
• Dificuldade de classificação: Distinguir classes de objetos ou situações ainda é uma dificuldade;
• Dificuldade de seriação: Dificuldade de ordenar ou criar séries.
Operatório Concreto (7 a 12 anos)
• Desenvolvimento do pensamento lógico concreto;
• Construção de regras e estratégias para compreender o mundo;
• Maneja mentalmente as representações, mas possui dificuldades com os conceitos abstratos;
• Habilidades nas operações matemáticas, ordenação seriada e pensamento indutivo.
Operatório formal (a partir dos 12 anos)
• Manipula representações abstratas;
• Compreende conceitos abstratos, como raciocínios matemáticos;
• Pensamento embasado na lógica dedutiva;
Teoria Sociointeracionista de Vygotsky
Vygotsky fundamentou sua teoria no materialismo histórico e dialético e defendeu a perspectiva de que o a aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio. Desse modo, o desenvolvimento é concebido como um processo, mediado por meio de instrumentos técnicos e pela linguagem, que são construídos e consolidados numa cultura. Para o autor, a aprendizagem leva ao considera dois níveis de desenvolvimento:
• Nível de desenvolvimento real: conjunto de atividade que a criança consegue resolver sozinha. Esse nível é indicativo de ciclos de desenvolvimento já completos.
• Nível de desenvolvimento potencial: conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas orientações adequadas ela consegue resolver. Para Vygotsky, o nível de desenvolvimento potencial é muito mais indicativo do desenvolvimento da criança que o nível de desenvolvimento real A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal. Vygotsky denominou funções mentais superiores, os processos essencialmente humanos, tais como: como memória, atenção, imaginação, planejamento, elaboração de conceitos, desenvolvimentos da vontade, raciocínio.
Jean Piaget buscou compreender a gênese do conhecimento e postula que o desenvolvimento consiste no avanço de formas inferiores do desenvolvimento, para forma mais complexas. Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
Sensório motor (0 a 2 anos)
• Inicialmente, a criança experiência o mundo a partir dos esquemas inatos (ex. sucção)
• Desenvolvimento acontece a partir do estímulo de experiências sensoriais e motoras;
• Pela falta de experiências anteriores a aprendizagem acontece através de ensaio e experimentação;
• Há a constituição da noção da permanência do objeto (objeto continua a existir mesmo fora do campo de visão).
Pré-operatório (2 a 6 anos) : Segundo Piaget a aquisição da linguagem é fundamental para o desenvolvimento da inteligência, visto que é a partir dela que a criança adquire a função simbólica e capacidade de empregar símbolos e signos para representar os objetos.
• Fase marcada pelo jogo simbólico e manipulação de símbolos;
• Início de habilidades de conservação, classificação e agrupamento;
Essa fase do desenvolvimento é dividida em dois momentos que apresentam características específicas: o pré-conceitual e o pensamento intuitivo.
1. Pré-conceitual – 2 a 4 anos
• Animismo: Atribui características psicológicas a objetos e fenômenos naturais;
• Realismo: Estende seu ponto de vista a todos os pontos de vista;
• Artificialismo: Fenômenos naturais provocados por humanos;
• Egocentrismo: Tendência de relacionar o que acontece aos seus sentimentos e ações.
2. Pensamento intuitivo – 4 a 6 anos
• Centração: Para dar uma reposta, observa apenas um aspecto da situação;
• Raciocínio transdutivo: Raciocínio do particular para o geral, sem rigor lógico;
• Dificuldade de transformação: O pensamento é estático, ou seja, está sempre no presente;
• Sincretismo: Não separa diferentes aspectos de uma situação. Tenta explicar os fatos misturando realidade e fantasia;
• Dificuldade de classificação: Distinguir classes de objetos ou situações ainda é uma dificuldade;
• Dificuldade de seriação: Dificuldade de ordenar ou criar séries.
Operatório Concreto (7 a 12 anos)
• Desenvolvimento do pensamento lógico concreto;
• Construção de regras e estratégias para compreender o mundo;
• Maneja mentalmente as representações, mas possui dificuldades com os conceitos abstratos;
• Habilidades nas operações matemáticas, ordenação seriada e pensamento indutivo.
Operatório formal (a partir dos 12 anos)
• Manipula representações abstratas;
• Compreende conceitos abstratos, como raciocínios matemáticos;
• Pensamento embasado na lógica dedutiva;
Teoria Sociointeracionista de Vygotsky
Vygotsky fundamentou sua teoria no materialismo histórico e dialético e defendeu a perspectiva de que o a aquisição de conhecimentos acontece através da interação de sujeito e meio. Desse modo, o desenvolvimento é concebido como um processo, mediado por meio de instrumentos técnicos e pela linguagem, que são construídos e consolidados numa cultura. Para o autor, a aprendizagem leva ao considera dois níveis de desenvolvimento:
• Nível de desenvolvimento real: conjunto de atividade que a criança consegue resolver sozinha. Esse nível é indicativo de ciclos de desenvolvimento já completos.
• Nível de desenvolvimento potencial: conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas orientações adequadas ela consegue resolver. Para Vygotsky, o nível de desenvolvimento potencial é muito mais indicativo do desenvolvimento da criança que o nível de desenvolvimento real A distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, caracteriza o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal. Vygotsky denominou funções mentais superiores, os processos essencialmente humanos, tais como: como memória, atenção, imaginação, planejamento, elaboração de conceitos, desenvolvimentos da vontade, raciocínio.