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forum VII teorias do desenvolvimento humano

Como bem definido no material de estudo, o behaviorismo se volta para o desenvolvimento humano por meio de observação e da análise de aspectos do comportamento humano. Watson e Pavlov trouxeram a ideia do condicionamento clássico, no qual é possível induzir uma resposta ao comportamento animal e, em alguns casos, humanos. Nesta abordagem, os autores procuram demonstrar que a mente humana pode ser medida, observada e modificada através do comportamento. Skinner levou adiante esta perspectiva, introduzindo o princípio do reforço, o conceito de recompensa e condicionamento operante. Neste último a associação não é entre estímulo e reflexo, como proposto por Watson e Pavlov, mas entre um estímulo, um comportamento e um reforço (positivo ou negativo). No condicionamento operante é necessária uma aprendizagem sobre o que acontece após o comportamento (Gallardo, 2020).

Seguindo o material estudado, as teorias cognitivistas vão voltar-se para os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento humano, que, nesta abordagem, se dá mediante um processo de acumulação de respostas e adaptações sucessivas ao meio, provocando uma mudança nas estruturas cognitivas. Em síntese, a capacidade de aprender estaria relacionada com as estruturas cognitivas existentes e a interação com as novas informações recebidas pelo indivíduo. Vygotsky vai dar ênfase ao tempo histórico e social, à cultura e inserção do indivíduo na sociedade., compreendendo as suas ações como parte de um meio social concreto e específico. Enquanto outro grande nome dessa abordagem, Piaget, se concentrou em compreender a gênese e a evolução conhecimento humano, através da epistemologia genética. A ideia central do autor era compreender o funcionamento do pensamento humano em diferentes estágios de seu desenvolvimento. Para ele, estes estágios teriam uma evolução qualitativa, onde o ser humano teria participação ativa neste processo.

A psicanálise tem como seu fundador Freud, e nasceu sem ter o intuito de influenciar a psicologia acadêmica, segundo atesta o material de estudo. Nesta abordagem analítica desenvolvida por Freud, o foco passa a ser os aspectos psicossexuais do desenvolvimento humano. Para Freud, a libido marca e influencia todas as experiências humanas. Desta forma, todas as interações humanas estariam pautadas pela busca constante pela satisfação do prazer. Já para Erikson o desenvolvimento humano teria uma base psicossocial. Para o autor a vida humana seria marcada por crises, que podem ser resolvidas positiva ou negativamente, determinando o desenvolvimento de cada ser. Aqui a integração entre o meio social e a psicosfera de cada um, em cada fase/ crise da vida, a partir dos 2 anos de idade, construiriam a base para este desenvolvimento.