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gestalt

A palavra alemã gestalt não tem, para nós, uma tradução certeira, ficando entre forma, configuração e unidade.

A gestalt adentrou no início do século passado e logo se contrapôs à psicologia tradicional e ao comportamentalismo.

Nela diferencia-se sensação de percepção. A primeira tem a ver com a passagem do estímulo ao cérebro, somente. A segunda, influi no que aquilo corresponde, na realidade vivida pelo sujeito.

O princípio é que o Todo é maior que as partes que o compõem, como no holismo. O Todo é uma gestalt; cada parte, outra; as várias gestalten podem se subdividir infinitamente em outras gestalts. E a soma das gestalten não é igual à gestalt que as compõe.

Há um segundo princípio que é a compreensão fenomenológica, em que a psicologia analisa os fenômenos psicológicos descritivamente, com base na experiência.

Um terceiro princípio tem como base o uso de experimentos reais. É a metodologia.

Um quarto princípio da gestalt diz que as concepções da psicologia servem para a compreensão dos processos biológicos.

Há 2 grandes escolas gestaltistas: a de Berlim e a de Leipzig.

A primeira trata do todo como maior que as partes que o compõem.

A segunda enfatiza o contexto em que o sujeito está inserido.

A gestalt entende que o comportamento C é função f de uma pessoa P, interagindo com seu ambiente:

C=f[P,A]

Assim, o contexto afeta o todo e as partes afetam umas às outras.

Citação de LEOPOLDO PONTES em novembro 12, 2022, 1:00 pm

A palavra alemã gestalt não tem, para nós, uma tradução certeira, ficando entre forma, configuração e unidade.

A gestalt adentrou no início do século passado e logo se contrapôs à psicologia tradicional e ao comportamentalismo.

Nela diferencia-se sensação de percepção. A primeira tem a ver com a passagem do estímulo ao cérebro, somente. A segunda, influi no que aquilo corresponde, na realidade vivida pelo sujeito.

O princípio é que o Todo é maior que as partes que o compõem, como no holismo. O Todo é uma gestalt; cada parte, outra; as várias gestalten podem se subdividir infinitamente em outras gestalts. E a soma das gestalten não é igual à gestalt que as compõe.

Há um segundo princípio que é a compreensão fenomenológica, em que a psicologia analisa os fenômenos psicológicos descritivamente, com base na experiência.

Um terceiro princípio tem como base o uso de experimentos reais. É a metodologia.

Um quarto princípio da gestalt diz que as concepções da psicologia servem para a compreensão dos processos biológicos.

Há 2 grandes escolas gestaltistas: a de Berlim e a de Leipzig.

A primeira trata do todo como maior que as partes que o compõem.

A segunda enfatiza o contexto em que o sujeito está inserido.

A gestalt entende que o comportamento C é função f de uma pessoa P, interagindo com seu ambiente:

C=f[P,A]

Assim, o contexto afeta o todo e as partes afetam umas às outras.