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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaHERMENÊUTICAHupo nomos
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Hupo nomos

Hoje com um conceito e argumento  que Paulo era contrário à Torá ( que significa direção , instrução de Deus; traduziram como Lei )e a sua obediência. Foi gerado em meio a algumas correntes Teológicas um conceito errôneo  pré-concepção ANTINOMISTA (anti-Lei ou anti-Torá) e também ANTISSEMITA, onde todos os textos neo-testamentários são interpretados partindo-se desse pressuposto por causa de uma tradução mui escandalosa e grosseira que leva a uma interpretação totalmente errada do proposto por Paulo .

A expressão “obras da lei” (carta aos Romanos cap. 03 e aos Gálatas cap. 02 e 03).  Tem gerado desconforto quando o leitor que lendo as escrituras  se depara com a tradução e os ensinamentos gerados dentro da Hermenêutica e exegese Bíblica.

No pergaminho MMT do Mar Morto, são ordenados exclusivamente os mandamentos e interpretações de mandamentos sem nenhuma ênfase à mudança de atitude ou de um coração correto diante de Deus. Além disso, são declaradas “halachôt” (dogmas) que humilhavam os gentios e os afastavam do templo (como o tal ‘muro da separação’ que Paulo se refere em Ef 2:14). A essa “falsa obediência” e aos dogmas que afastavam os gentios do Reino de Deus, Paulo deu o nome de “OBRAS DA LEI” ou simplesmente “LETRA”. Leiamos este artigo de pesquisa e prestemos atenção a detalhes do mesmo:

A má interpretação e, conseqüentemente, a tradução equivocada é causada, no

entanto, quando Shaul (Paulo) usa as expressões compostas no grego "ergon nomos" e

"hupo nomos", traduzidas respectivamente por “obras da lei” e “debaixo da lei”.

Analisando os versículos em que elas aparecem, percebemos que as mesmas são usadas

no sentido negativo, e assim não se referem à Torah (Lei de Moisés), que era vista por

Yeshua (Jesus) como Santa, Justa e Boa.

Na realidade, fazendo uma análise detalhada destes versículos; percebemos que

"hupo nomos" se refere não à Torah (Lei de Moisés), mas sim a uma perversão legalista

da Torah (Lei de Moisés), que estabelece a obediência à Torah (Lei de Moisés) como

condição “sine qua non” para a redenção, anulando, assim, a possibilidade de redenção

nas Leis Noéticas. Nesse caso, houve uma dificuldade por parte do tradutor de

esclarecer essa idéia de Shaul (Paulo).

Fonte :A LINGUAGEM E OS PROBLEMAS DE COMPETNCIA PRAGMTICA E ... A LINGUAGEM E OS PROBLEMAS DE COMPETÊNCIA