IDENTIFICAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DESSA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DO CONHECIMENTO
Citação de Damares Macharet em março 28, 2023, 12:26 amA escola cognitivista teve seu início nas décadas de 1950 e 1960, como uma crítica à abordagem behaviorista, que focava apenas no estudo do comportamento observável e não considerava os processos mentais envolvidos na aprendizagem e no comportamento humano. Os principais teóricos dessa escola foram Jean Piaget, Lev Vygotsky, Jerome Bruner e David Ausubel.Esses teóricos propuseram que o conhecimento é construído ativamente pela mente humana através de processos cognitivos complexos, como a percepção, atenção, memória, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisões. Esses processos mentais são influenciados por fatores internos e externos, como a motivação, a emoção, a cultura e a experiência.
A escola cognitivista influenciou fortemente a construção do processo do conhecimento, fornecendo uma compreensão mais profunda dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e na construção do conhecimento. A abordagem cognitivista mostrou que a aprendizagem não é um processo passivo de simplesmente receber informações, mas sim um processo ativo de construção de significado através da interação do indivíduo com o ambiente.
Essa abordagem destacou a importância do conhecimento prévio e das estratégias de aprendizagem na construção do conhecimento. Isso significa que o conhecimento é construído a partir do que o indivíduo já sabe e que as estratégias de aprendizagem utilizadas afetam diretamente o processo de construção do conhecimento.
Dessa forma, a escola cognitivista influenciou fortemente a construção do processo do conhecimento, fornecendo uma base teórica para entender como o conhecimento é construído e como podemos criar ambientes e estratégias de aprendizagem mais eficazes para facilitar esse processo.
Esses teóricos propuseram que o conhecimento é construído ativamente pela mente humana através de processos cognitivos complexos, como a percepção, atenção, memória, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisões. Esses processos mentais são influenciados por fatores internos e externos, como a motivação, a emoção, a cultura e a experiência.
A escola cognitivista influenciou fortemente a construção do processo do conhecimento, fornecendo uma compreensão mais profunda dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e na construção do conhecimento. A abordagem cognitivista mostrou que a aprendizagem não é um processo passivo de simplesmente receber informações, mas sim um processo ativo de construção de significado através da interação do indivíduo com o ambiente.
Essa abordagem destacou a importância do conhecimento prévio e das estratégias de aprendizagem na construção do conhecimento. Isso significa que o conhecimento é construído a partir do que o indivíduo já sabe e que as estratégias de aprendizagem utilizadas afetam diretamente o processo de construção do conhecimento.
Dessa forma, a escola cognitivista influenciou fortemente a construção do processo do conhecimento, fornecendo uma base teórica para entender como o conhecimento é construído e como podemos criar ambientes e estratégias de aprendizagem mais eficazes para facilitar esse processo.