Liderança
Citação de Jose Eduardo Guterres Poubel em novembro 18, 2023, 2:11 pmA nobreza de um lider
Veja Paulo quando reuni em mileto, cidade onde se originou a filosofia lugar que era sinônimo de conhecimento humano, os anciãos da igreja em Éfeso.
Atos Cap. 20
17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.
18 E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
19 servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;
20 como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,
21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.Veja enquanto os filósofos demonstravam conhecimento, superioridade e pompa, buscando fama e reconhecimento, difundindo um conhecimento racional e humano que diziam ser a verdade, Paulo adota uma postura diferente, quando os Anciãos de Éfeso se ajuntam a ele, ele então diz, bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
Eu não me coloquei acima, como se fosse um grande mestre ou um indivíduo excepcional, diferenciado, essa era a forma que se portou em meio a eles, não como se fosse melhor ou estivesse acima, mas no mesmo patamar.
19 servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram;
20 como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,
Não se envergonhava, nem fazia acepção, ia de casa em casa.21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele não adequada o evangelho de acordo com a cultura, mas para gregos ou Judeus era um só, o de renúncia, aquele evangelho ao qual quando o conhecemos de verdade não adequados ele a nossas vontade, mas somos transformados por ele.
O mesmo que ele pregou também aos Galatas.
Gálatas Cap. 2
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.Atos Cap. 20
28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.O que nós temos feito daquilo que o Senhor nos confiou e que não nos pertence, a igreja as ovelhas pertencem a ele pois foi ele quem resgatou com seu sangue.
Atos Cap. 20
29 Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.Sabe quem são os lobos, aqueles que usam todos os meios e rituais para te fazer em reféns deles, são essas modas que aparecem para atrair as pessoas a um ritual, a um indivíduo ou lider, só não ensinam que temos que nos sentir atraídos a Deus é pela pessoas do Senhor Jesus é por sua palavra, ele tem que ser a razão das nossas vidas, o centro do culto, o assunto das pregações, o louvor, a glória e a honra pertencem ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Jesus Cristo é o significado das nossas vidas!
Atos Cap. 20
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.
32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.
33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste.Que herança pode ser maior que essa graça maravilhosa descrita na palavra, é por que nos nossos dias isso tem sido desvirtuado, por que as pessoas valorizam tantas outras coisas que não são duradouras.
36 E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles.
Ele poderia ter dado uma demonstração de superioridade e liderança como muitos por aí.
Você já viu, alguém assim, vem cá, se ajoelha eu vou impor as mãos e vou determinar uma bênção sobre você, como se o poder emanasse dele.
Mas Paulo nós ensina algo maravilhoso, líder não é aquele que fica numa posição elevada e demonstra ser superior aos outros, mas é aquele que primeiro tem estado de joelhos diante do Pai pela sua vida, aquele que ora com você.
Olha o que ele diz em sua carta aos Efesios.
Efésios Cap. 3
14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.São momentos assim que nos tornam plenos da graça do nosso Deus.
37 E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,
38 entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.Eles estavam triste pela partida de Paulo, as despedidas realmente não são fáceis, quando alguém está de de partida a saudade aperta, nem bem a pessoa partiu nós já nos entristecemos pelo tempo que vai ficar ausente.
Talvez para quem não conhece ao Senhor isso seja algo irreparável, uma tristeza que gera um vazio que parece que nada irá preencher, mas para nós que sabemos em quem temos crido, e que é certo que é poderoso para guardar o nosso tesouro até o dia da volta de nosso Senhor Jesus Cristo, há um consolo, um refrigério, os líderes passam, exemplos de homens nobres e honrados, mas a nossa esperança que está firmada em Cristo essa vai permanecer eternamente.Nós temos uma certeza que nada pode remover dos nossos corações de que as aflições desse tempo presente não são para se comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18
I Tessalonicenses Cap. 4
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
A nobreza de um lider
Veja Paulo quando reuni em mileto, cidade onde se originou a filosofia lugar que era sinônimo de conhecimento humano, os anciãos da igreja em Éfeso.
Atos Cap. 20
17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.
18 E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Veja enquanto os filósofos demonstravam conhecimento, superioridade e pompa, buscando fama e reconhecimento, difundindo um conhecimento racional e humano que diziam ser a verdade, Paulo adota uma postura diferente, quando os Anciãos de Éfeso se ajuntam a ele, ele então diz, bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
Eu não me coloquei acima, como se fosse um grande mestre ou um indivíduo excepcional, diferenciado, essa era a forma que se portou em meio a eles, não como se fosse melhor ou estivesse acima, mas no mesmo patamar.
Não se envergonhava, nem fazia acepção, ia de casa em casa.
21 testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele não adequada o evangelho de acordo com a cultura, mas para gregos ou Judeus era um só, o de renúncia, aquele evangelho ao qual quando o conhecemos de verdade não adequados ele a nossas vontade, mas somos transformados por ele.
O mesmo que ele pregou também aos Galatas.
Gálatas Cap. 2
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
Atos Cap. 20
28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
O que nós temos feito daquilo que o Senhor nos confiou e que não nos pertence, a igreja as ovelhas pertencem a ele pois foi ele quem resgatou com seu sangue.
Atos Cap. 20
29 Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
Sabe quem são os lobos, aqueles que usam todos os meios e rituais para te fazer em reféns deles, são essas modas que aparecem para atrair as pessoas a um ritual, a um indivíduo ou lider, só não ensinam que temos que nos sentir atraídos a Deus é pela pessoas do Senhor Jesus é por sua palavra, ele tem que ser a razão das nossas vidas, o centro do culto, o assunto das pregações, o louvor, a glória e a honra pertencem ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Jesus Cristo é o significado das nossas vidas!
Atos Cap. 20
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.
32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.
33 De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste.
Que herança pode ser maior que essa graça maravilhosa descrita na palavra, é por que nos nossos dias isso tem sido desvirtuado, por que as pessoas valorizam tantas outras coisas que não são duradouras.
36 E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles.
Ele poderia ter dado uma demonstração de superioridade e liderança como muitos por aí.
Você já viu, alguém assim, vem cá, se ajoelha eu vou impor as mãos e vou determinar uma bênção sobre você, como se o poder emanasse dele.
Mas Paulo nós ensina algo maravilhoso, líder não é aquele que fica numa posição elevada e demonstra ser superior aos outros, mas é aquele que primeiro tem estado de joelhos diante do Pai pela sua vida, aquele que ora com você.
Olha o que ele diz em sua carta aos Efesios.
Efésios Cap. 3
14 Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
18 poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
São momentos assim que nos tornam plenos da graça do nosso Deus.
37 E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,
38 entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.
Eles estavam triste pela partida de Paulo, as despedidas realmente não são fáceis, quando alguém está de de partida a saudade aperta, nem bem a pessoa partiu nós já nos entristecemos pelo tempo que vai ficar ausente.
Talvez para quem não conhece ao Senhor isso seja algo irreparável, uma tristeza que gera um vazio que parece que nada irá preencher, mas para nós que sabemos em quem temos crido, e que é certo que é poderoso para guardar o nosso tesouro até o dia da volta de nosso Senhor Jesus Cristo, há um consolo, um refrigério, os líderes passam, exemplos de homens nobres e honrados, mas a nossa esperança que está firmada em Cristo essa vai permanecer eternamente.
Nós temos uma certeza que nada pode remover dos nossos corações de que as aflições desse tempo presente não são para se comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18
I Tessalonicenses Cap. 4
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.