Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaTEOLOGIA PASTORALloeus theologieus
Please or Cadastrar to create posts and topics.

loeus theologieus

Loeus theologieus terminologia  desenvolvida de  loci communes , ou argumentos que poderiam ser aplicados a muitos casos específicos. O termo e expressão foi retirado das escolas Teológicas mas tenho o desejo de colocar a tona em pleno 2021 .

Vejamos oque a Wikipédia diz a respeito do criador deste termo:

Philip Melanchthon [a] (nascido Philipp Schwartzerdt ;  foi um reformador luterano alemão , colaborador de Martinho Lutero , o primeiro teólogo sistemático da Reforma Protestante , líder intelectual da Reforma Luterana e um designer influente de sistemas educacionais. Ele está ao lado de Lutero e João Calvino como reformador, teólogo e modelador do protestantismo .

A Teologia Pastoral não é um conjunto de recursos didáticos,pedagógicos nem formativos para aplicar seja o direito canônico ou a moral, seja a dogmática ou a  eclesiologia. Ela é, antes de tudo, uma teologia da ação. A pastoral dá o que pensar, na medida em que não constitui um mero lugar de aterrissagem de uma ortodoxia previamente estabelecida, mas é fonte criadora de idéias - uma verdadeiro loeus theologieus. Não se trata de qualquer tipo de ação, mas da práxis transformadora dos cristãos e das pessoas em geral. A dos primeiros tem na opção pelos pobres contra a pobreza critério da transformação que o evangelho de Jesus Cristo propõe; a dos segundos lembra que a obra da evangelização não se esgota no espaço confessional nem no institucional, mas se prolonga no engajamento histórico dos cristãos, enquanto cidadãos, por um mundo justo e solidário para todos, expressão imanente do Reino escatólogico de Deus..

Wagner Santos da Silva has reacted to this post.
Wagner Santos da Silva

A Teologia Pastoral não é um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos nem formativos para aplicar seja o direito canônico ou a moral, seja a dogmática ou a eclesiologia. Ela é,, antes de tudo, uma teologia da ação. A pastoral dá o que pensar, na medida em que não constitui um mero lugar de aterrissagem de uma ortodoxia previamente estabelecida, mas é fonte criadora de ideias - uma verdadeiro loeus theologieus. Não se trata de qualquer tipo de ação, mas da práxis transformadora dos cristãos e das pessoas em geral. A dos primeiros tem na opção pelos pobres contra a pobreza critério da transformação que o evangelho de Jesus Cristo propõe; a dos segundos lembra que a obra da evangelizaçao não se esgota no espaço confessional nem no institucional, mas se prolonga no engajamento histórico dos cristãos, enquanto cidadãos, por um mundo justo e solidário para todos, expressão imanente do Reino escatólogico de Deus.

Wagner Santos da Silva has reacted to this post.
Wagner Santos da Silva