Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaMISSIOLOGIAMissões e Evangelismo
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Missões e Evangelismo

Graça e Paz!

Caros irmãos e colegas de curso, gostaria de compartilhar um pouco da minha pequena experiência com missões. Eu e minha esposa fizemos o curso de Missionários do IMFORM, Instituto Metodista de Formação Missionária, em Teresópolis-RJ. Foi um período maravilhoso, de muito amadurecimento na fé e muitas experiências com Deus. Inclusive, recomendo a todos os que se sentem vocacionados e moram próximo dessa cidade. O curso dura dois anos, e é feito em módulos mensais, com um encontro presencial num final de semana por mês.

Enquanto fazíamos o curso, estávamos pondo em prática os ensinamentos, pois éramos líderes de uma Congregação Metodista numa comunidade próxima de nossa casa. Entretanto, gostaria de exemplificar a diferença entre Missões e Evangelismo. Aprendi que não se trata da distancia onde se vai, mas do envio. Evangelismo é dever de todo cristão, e missões é vocação, chamado específico de Deus. O missionário precisa ser "enviado", isto é, ele sai do seu meio cotidiano para ir a algum lugar onde normalmente ele não precisaria estar. Exemplo, se a pessoa está doente em um hospital, e lá começa a compartilhar sua fé em Jesus com outros pacientes, esta pessoa está evangelizando. Porém, se estou são e vou a um hospital com a intenção de visitar e anunciar Cristo aos que lá estão, neste caso estou fazendo missões. Outro exemplo, se um presidiário se converte, ou se reconcilia com Jesus, e começa a falar para os outros presos da sua fé, ele está evangelizando. Todavia, se nós formos visitar pessoas nos presídios, mesmo não tendo nenhum parente lá, nós estaremos fazendo missões. E nesses casos precisamos de uma preparação melhor, de um projeto, de cobertura de oração, e muitas vezes de sustento financeiro. Existem as chamadas Missões Urbanas, trabalhando com drogados, prostitutas, etc. Ou seja, não se trata da distância, podemos fazer missões na nossa cidade, numa cidade vizinha, noutro Estado ou País. Entretanto, não é a mesma coisa que evangelizar quando estamos no trabalho, ou a caminho dele, na escola, ou voltando dela, andando pelo nosso bairro. Porém, se subirmos um favela, onde não moramos, para evangelizar, estamos fazendo missões. Por fim, é preciso também deixar claro, como disse nossa apostila, que ambos têm a mesma importância. Conduzir seu vizinho à Cristo é tão importante quanto conduzir um muçulmano à Cristo.