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Modulo 01 resumo teologia do Novo Testamento

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO:

Teologia é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, das coisas divinas.

TEOLOGIA EXEGÉTICA:

Exegética vem da palavra grega que significa extrair, essa teologia procura descobrir o verdadeiro significado da escritura.

TEOLOGIA HISTÓRICA:

Envolve o estudo da história da Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.

TEOLOGIA DOGMÁTICA:

É o estudo das verdades fundamentais da fé, nos apresenta nos credos da igreja.

TEOLOGIA BÍBLICA:

Trata o progresso da verdade através dos diversos livros da bíblia e descreve as maneiras de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA:

Estes estudos são agrupados em tópicos.

INTRODUÇÃO

O Novo testamento forma parte dois da bíblia, é uma coleção de 27 livros.

O Antigo Testamento cobre um período de milhares de anos da história juntamente com o NV.

Novo Testamento quer dizer de fato Nova Aliança, em contrates com a Antiga Aliança.

Os livros do AT, não estão arranjados em ordem cronológica em que foram escritos. As primeiras espistolas de Paulo foram os primeiros livros do NV a serem escritos, não os Evangelhos. A ordem em que estes livros aparacem por consequência é uma ordem lógica; os Evangelhos estão posto em primeiro lugar porque descreve os eventos cruciais de Jesus . Entre os evangelhos o de Mateus vem apropriadamente antes de todos devido a sua extensão e o seu intimo relacionamento com o AT que p recede imediatamente, em Atos dos Apóstolos uma envolvente narrativa do bem sucedido surgimento e expansão da Igreja na Palestina e dai por toda a Síria, Ásia menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como Roma, na Itália.

As epístolas e finalmente o livro de Apocalipse implantam a significação teológica da história da redenção, além de extraírem dai certas implicações éticas entre a Epístola de Paulo ocupa o primeiro lugar, e entre elas a ordem em que foram arranjadas segue primeiramente a ideia da extensão decrescente e levando em conta a grande exceção formada pelas Epístolas pastorais( 1° e 2° TM e Tito) as mais longas das espitolas não Paulinas é aos Hebreus, cujo autor é desconhecido, aparecem em seguida depois da qual vem as espistolas católicas ou gerais, escritas por Tiago, Pedro, Judas e João.

E por fim temos o livro que lança os olhos para o futuro retorno de Cristo, o Apocalipse, livro este que leva o NT a um clímax, dentro do estudo do NT estaremos a principais doutrinas e Teologia.

OS QUATRO EVANGELHOS

Por que há quatro evangelhos, especialmente quando os três primeiros aparecem e abrangem quase o mesmo assunto?

Existe quatro evangelhos em lugar de um, que nos mostra um retrato de Cristo. Os quatro evangelhos tem cada um uma individualidade que não pode ser anulada. Também podemos explicar a necessidade dos quatro evangelhos facilmente pelo fato de ter havido nos tempos apostólicos, quatro classes representativas do povo : judeus, romanos, gregos e a Igreja.

Cada um dos evangelistas escreveu para uma destas classes:

 

MATEUS----JUDEUS------FILHO DE DEUS---- LEÃO

MARCOS----ROMANOS-----SERVO----------BOI

LUCAS------GREGOS-------FILHO DO HOMEM---ROSTO HOMEM

JOÃO--------IGREJA--------O SALVADOR-------ÁGUIA

MATEUS

A mensagem de Mateus apresenta Jesus como Filho de Deus no AT. A figura do Leão era o simbolo da tribo de Judá, a tribo real.

Em Mateus nosso Senhor é singularmente o Leão da Tribo de Judá.

Mt 3:17- em Mateus o Evangelho do rei vê-se no primeiro capitulo, o Rei dos judeus por fim o Rei soberano nos céus e na Terra, enviado para exigir sua sujeição e homenagem.

MARCOS

Escreveu aos Romanos um povo cujo ideal era o poder e o serviço, assim Marcos descreveu Cristo o Sevo Fiel, o Boi representa o trabalho servil, ele representava entre os antigos do oriente o trabalho paciente e produtivo, a mensagem do livro se encontra num Cristo ativo, um servo forte ms humilde. Em Marcos o evangelho do Grande Servo de Deus destaca os atos de Cristo não suas palavras, mas seus atos.

LUCAS

Escreveu a um povo culto, os gregos cujo objetivo era atingir a perfeição e assim chegar a ser deus, assim Lucas apresenta Cristo como o Filho do Homem, perfeito em tudo e que chegou a ser Deus.

O homem é o simbolo da inteligência, razão, emoção, vontade, conhecimento, amor.

Lc 5:24- Em Lucas o evangelho do Filho do Homem mostra-se o coração de Jesus em uma série de manifestações de Sua compaixão ternura e amor.

JOÃO

João, ao escrever tinha em mente a Igreja, pois já fazia muitos anos que Cristo tinha sido crucificado e as verdades do evangelho estavam sendo esquecidas, por isso João vendo a necessidade dos cristãos de todas as nações; apresenta as verdades mais profundas do evangelho.

JO 4:42- O Evangelho do Filho de Deus vê-se como Jesus assemelha-se a natureza da águia , que voa e nos leva a altura da Sua divindade eterna.

PARALELO SIGNIFICATIVO

Ezequiel 1:10- o Leão simboliza a força suprema, Homem a mais alta inteligência, o Boi o serviço, a Águia o celestial, o divino.

Os quatro aspectos são necessário para transmitir toda a verdade, como soberano. Ele vem para Reinar e governar, como Servo vem para servir e sofrer, como Fiilho do Homem vem para participar e consolar, como Filho de Deus vem para revelar e Remir.

OS SINÓTICOS E JOÃO

Sinóticos: Que tem forma de sinopse.

Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, cobrem quase o mesmo terreno apresentando apenas narrações dos fatos enquanto o registro de João, além de ter sido escrito mais tarde do que os demais trata em sua maior parte da matéria não mencionada por eles.

O evangelho de João apresenta Jesus como Cristo Filho de Deus.

AS PRINCIPAIS DOUTRINAS

DOUTRINA DE DEUS : João 7:16,17

DOUTRINA DE CRISTO: Mt 1:18 – Natureza de Cristo – Os oficios de Cristo- A Obra de Cristo.

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO: Rm 8:11 – A natureza do Espirito Santo- O Espirito Santo no AT- O Espirito santo em Cristo- O Espirito Santo no Cristão- Os dons do Espirito Santo.

DOUTRINA DOS ANJOS: Hb 1:13,14 – Sua natureza- Sua classificação- Seu caráter- Sua Obra- Reino das trevas.

DOUTRINA DO HOMEM: Mt19:4 A origem do homem- A natureza do homem -A imagem de Deus no homem

DOUTRINA DA SALVAÇÃO: Rm 3:24 – Doutrina da Igreja AT 11:22- A natureza da Igreja- Fundação da Igreja- A organização da Igreja

DOUTRINA DAS ULTIMAS COISAS: Mt 24:13 – Sinais da vinda de Jesus – Grande Tribulação- Arrebatamento da Igreja – Milênio- Tribunal de Cristo- Juízo do Trono Branco- Bodas do Cordeiro.

OS ENSINOS DE JESUS

Os ensinamentos de Jesus foram fundamentados nas Escrituras do AT,

Mt 4:10 os ensinos de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido; seus ensinamentos eram inspirados por Deus por isso estão ainda hoje vivos em nossa memória . O centro dos ensinamentos de Jesus Cristo era a fé, a fé ensinada por Jesus opera gloriosos resultados :

A FÉ OPERA MILAGRES

Mateus 9:2

A FÉ PROMOVE SANTIFICAÇÃO

Atos 26:18

A FÉ REVELA AS QUALIDADES

Romanos 1:8

A FÉ GARANTE SALVAÇÃO

Romanos 3:26- a fé é crer que Deus é fiel, ela é a força que move a mão de Deus , a fé conduz o indivíduo em perfeita relação com Deus, Jesus Cristo pregava o evangelho do Reino, não o reino politico ou material, mas um Reino espiritual e futuro. Por várias ocasiões Jesus ensinou esta doutrina.

Lc 19:10, Mc 10:33, Jo 11:25, Jo 12:47, Mt 16:26. Jesus ensinou que o homem na condição do seu destino é a perdição eterna.

TEOLOGIA DO APOSTOLO JOÃO

João filho de Zebedeu e de Salomé ,irmão menor de Tiago ,foi um do primeiro discípulos a ser escolhidos pelo Senhor e o último a morrer , humilde e simples , conhecido como o Apostolo do amor.

O centro , a base , o alicerce da teologia de joão é a pessoa de Cristo.

JOÃO 1:1-2

Este principio é diferente de iniciar , começar,partida, GE1:1 .

João guiado pelo Espirito Santo nos conduz para além da eternidade passada. Esta teologia é chamada de Cristocêntrica,porque para o Apostolo Cristo é tudo.

TEOLOGIA APOSTOLO PEDRO

Pedro era um homem modesto, simples pescador e observador, sincero e por natureza impulsivo, sempre falando,sempre ativo, tomava a frente com facilidade, violente instável

Pedro dirigia aos cristão dispersos pelas províncias da Asia Menor, para confortar os fieis que sofria as perseguições em muitos lugares.

O CONCEITO DE PEDRO SOBRE A PESSOA DE CRISTO

1Pedro 1:3

Jesus é apresentado por Pedro como o Salvador , cuja obra redentora foi consumada no Golgota.

Jesus é considerada a pedra viva e preciosa para os crentes ,e apedra de tropeço para os incrédulos

1Pedro 5:1-11

Muitos dos seus ensino ele aprendeu diretamente com Jesus.

ENSINO DE JESUS

Mateus 13:17

João 21:15 ,Lucas 22:31

ENSINO DE PEDRO

1Pe 1:10

1Pe 5:2

1Pe 5:8

TEOLOGIA DO AP. PAULO

Era da tribo de Benjamin, da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como direito de nascença, de família influente, tinha herança judaica, grega e romana, sua natureza era fundamentalmente religiosa, era homem educado em toda cultura secular.

O tema central de seus ensinamentos é a graça.

Ef 2:8, Rm3:28, 1Co 15:10, Ef 3:8.

Paulo apresenta a graça como uma atitude de Deus para com o homem.

Ef 2:7, uma obra em seu favor . Tt2:11 um dom concedido ao homem Ef 4:7.

Gl 5:16 .Sua teologia enfatiza o homem em seu estado completo, corpo, alma, espirito.

1Ts 5:23, 2Co 2:3, 1Ts 1:6.

O CONCEITO DE PAULO SOBRE O PECADO

Rm 5:21

O PECADO É UMA REALIDADE E PAULO APRESENTA COMO UMA HERANÇA DE ADÃO

Rm 5:12 . Adão foi criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse pecado. Toda criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta toda a natureza e não somente o homem.

Rm 8:19-22.

O CONCEITO DE PAULO SOBRE A PESSOA DE CRISTO

Cristo foi o tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados fossem apagados e consequentemente as nossas almas resgatadas e alcançamos a reconciliação com Deus. Os ensinamentos de Paulo abrange também a vida do Senhor, ele destaca esta vinda em 2 fases, para arrebatar a Igreja onde será visto pelo mundo incrédulo, e Jesus vindo em Glória para implantar o Milênio aqui na Terra, esta vinda será visível a todo olho.

O CONCEITO DE PAULO SOBRE O ESPIRITO SANTO

Ação do Espirito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a termos uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espirito Santo. A santificação e o crescimento na graça, são fruto do viver no Espirito. O Espirito santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja aparece como Corpo onde Cristo é o cabeça.

TEOLOGIA NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

A superioridade de Cristo

A fim de impedir seus leitores de retornar ao judaismo, o autor ressalta a superioridade de Cristo .Cristo é superior aos profetas do AT, o Herdeiro do universo, o reflexo exato da natureza divina, o Sustentador da vida, o Purificador dos pecados, o Ser exaltado.

Cristo também é superior aos anjos, porque Cristo é o Filho Divino e Criador eterno; mas ao anjos são apenas servos a serem criados. Cristo é Superior a Adão e seus sucessores no oficio sacerdotal. O autor da espistola Aos Hebreus primeiramente destaca 2 pontos de semelhança entre os sacerdotes aronicos e Jesus Cristo: A semelhança de Arão, Cristo foi divinamente nomeado ao sumo sacerdócio. Ao compartilhar de nossa experiencia humana, Cristo adquiriu por nós uma simpatia pelo menor igual, aquela de Arão.

OS ITENS FRISADOS DA SUPERIORIDADE DE CRISTO SOBRE ARÃO

Cristo é eterno, enquanto os aronitas morriam e tinham que ser substituídos .

Cristo ofereceu- se a Si mesmo voluntariamente como sacrifício que jamais precisará ser repetido.

EXORTAÇÕES FINAIS

A epistola aos Hebreus encoraja seus leitores a uma contínua perseverança, citando, como exemplo, os heróis da fé do AT e finalmente citando a pessoas de Jesus como o mais extraordinário exemplo de paciência perseverança sobre o sofrimento, após que recebeu seu galardão.

TEOLOGIA DE TIAGO

Tiago líder da Igreja de Jerusalém, irmão do Senhor Jesus Cristo, e não o apostolo. Embora não fosse crente em Jesus durante o ministério publico do Senhor, Tiago foi testemunha de Cristo ressurreto.

1Co 15:5-7 a epístola de Tiago é o livro prático do NT, como provérbios do AT, de fato, suas declarações francas e concisas de verdade morais tem a semelhança notável com provérbios . Tiago escreveu a certa classe de judeus cristão, na qual se manifesta uma tendencia de separar a fé das obras.

Tiago explica que uma fé que não produz santidade de vida é coisa morta. Não há qualquer conflito entre a teologia de Paulo e de Tiago. Paulo fala do aspecto espiritual e Tiago do prático; as obras para Tiago expressam a fé.

Ef2:8-9, Tg 2:14-17 .

TEOLOGIA NA EPÍSTOLA DE JUDAS

Judas se identifica como irmão de Tiago, desta maneira como irmão de Jesus.

Enfatiza a fé e o dom de Deus. O Espirito Santo como fonte de vida e poder para o crente, e uma vida de santidade como dever de cada filho de Deus, e Cristo como Juiz .

A carta foi escrita para exortar e animar os crentes a trabalhar pela fé, lembrando -lhes os castigos recebidos pelos impios no passado.

A santificação do crente é um dever.

TEOLOGIA DO APOCALIPSE

O Apocalipse é uma mensagem que alcança todos os tempos. Embora tenha uma mensagem para o presente, o seu alcance penetra até o estado eterno.

O 7 candeeireiros são as 7 igrejas locais, mas com características futuras, simboliza as igrejas de todos os tempos.

As 7 estrelas são os 7 anjos, ou mensageiros das 7 igrejas.

A PESSOAS DE CRISTO NO APOCALIPSE

Jesus depois de consumar seu ministério terreno, apresenta-se neste revelação como Rei do universo, Juiz que executará sua missão neste mundo e no Reino espiritual.

Jesus Cristo em Sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagem a estas igrejas identifica-se como Príncipe dos reis da Terra, diante do qual todo joelho se dobrará. O primogênito dos mortos, a fiel testemunha e aquele que ama. Ele revela a grande tribulação que há de envolver Terra entes de seu Reino milenar.

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