Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo #03: Teoria Gestalt

  1. Contribuição da Escola Gestáltica ao estudo do comportamento humano: Compreensão de que a Percepção do todo não é determinada pelos seus elementos constituintes (ou suas partes), passando a utilizar uma visão holística, ou seja, o todo é diferente da soma das sua partes e que as características das partes são determinadas pelo todo. Outra contribuição importante é a definição das leis da organização. Essas leis organizam um conjunto de princípios que demonstram como as informações captadas no ambiente são processadas e organizadas no processo de percepção. (Fechamento, Proximidade, Semelhança, Simplicidade)
  2. Conceitos desenvolvidos pela Gestalt no que se refere à aprendizagem: Compreensão da aprendizagem por INSIGHT, quando a solução aparece como algo instantâneo, não ocorrendo de maneira lenta e gradual, como no caso de tentativa e erro. Se refere ao processo de reflexão quando alguém fica debruçado em uma questão e de repente, chega à resposta ou tem o insight (processo de receber a solução ou visualizá-la de maneira antecipada.
  3. Processo de construção e influência das leis gestálticas para a ciência humana: A psicologia da Gestalt foi construída a partir de uma inquietação de Max Wertheimer, junto com Köller e Kaffka, a partir de 1910. Posteriormente, por volta de 1918, Kurt Lewin interessou-se pela forma de pensar da psicologia da Gestalt, porém priorizando muito mais a aplicação desses conhecimentos. Conforme apresenta Hothersall (2019), uma das principais contribuições da psicologia da Gestalt desenvolvida por Lewin para as ciências humanas foi a noção da teoria de campo. Essa teoria compreende o entendimento do fenômeno como parte de um campo total, amplo, ou seja, para que se compreenda um fenômeno, não se deve analisá-lo de forma isolada (C=f(P,A)).