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Módulo 2: Escola Psicológica Teoria Behavoirista

  1. Contribuição Behaviorista para a psicologia como ciência humana: Compreender o comportamento humano é uma das grandes questões da psicologia. Nesse sentido, o behaviorismo tem uma grande importância para a psicologia, devido à sua perspectiva prática e concreta. Watson e Skinner, dois expoentes da escola, entre outros, contribuíram sobremaneira com a noção de comportamento que possibilitou à psicologia o status de ciência que tem hoje.
  2. Identificar o processo de construção dessa escola da Psicologia e sua influência para o estudo do comportamento: A escola behaviorista, em seu processo de construção e desenvolvimento, passou por dois momentos principais:  o behaviorismo metodológico, que enfoca bastante o método e a busca pelo que é essencialmente verdadeiro, passando pelo crivo de outra pessoa (i.e., considerando comportamentos observáveis). Posteriormente, a escola behaviorista entra em um outro momento, a partir de um viés pragmático, e passa a entender que o estudo do comportamento deve abarcar não apensas comportamentos observáveis por outras pessoas, mas também aqueles comportamentos que podem ser descritos pelo próprio sujeito que se comporta, por meio da análise das evidências entre organismo e ambiente. Esse segundo momento,é conhecido como behaviorismo radical.
  3. Relacionar os conceitos desenvolvidos pelo Behaviorismo no que se refere à Aprendizagem Comportamental: O  comportamento, na visão behaviorista, está associado à noção de fluxo comportamental. Essa noção prevê o caráter dinâmico do comportamento, ou seja, entende que o comportamento não é algo fixo, mas sim algo que deve ser analisado por meio da interação entre organismo/sujeito e ambiente/estímulos ambientais (LOPES, 2008). Esse caráter dinâmico está associado, em essência, ao processo de aprendizagem comportamental. Dessa forma, fica evidente a importância da aprendizagem na escola behaviorista, tendo em vista sua associação ao caráter dinâmico do comportamento. Um dos princípios da aprendizagem nesse enfoque é a relação entre estímulos e
    respostas comportamentais. Visto que a resposta comportamental está diretamente relacionada ao estímulo do ambiente, quando respostas comportamentais são reforçadas, há maiores chances de um comportamento ocorrer novamente. Já quando respostas comportamentais são punidas, há menores chances de que um comportamento ocorra novamente.