Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

modulo 4 teoria cognitivista

TEORIA COGNITIVISTA

 PIAGET

ESTRUTURAS MENTAIS QUE O INVIDUO CRIA PARA REPRESENTAR E INTERPRETAR  AS EXPERIENCIAS – SAO AS ESTRATEGIAS OU CONCEITOS. DEFINIU TRES TIPOS DE ESQUEMAS:

COMPORTAMENTAIS ( SENSORIO MOTOR)

ESQUEMAS SIMBOLICOS

OPERACIONAIS

VYGOTSKY

PARTE DA PREMISSA DE QUE ESSE DESENVOLVIMENTO DEVE SER ENTENDIDO COM REFERENCIA AO CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL OS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES ( PENSAMENTO LINGUAGEM, COMPORTAMENTO VOLITIVO, ATENCAO CONSCIENTE, MEMORIA VOLUNTARIA) TEM ORIGEM EM PROCESSOS SOCIAIS E SAO A CONVERSAO DE RELACOES SOCIAIS EM FUNCOES MENTAIS.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO PIAGET

PROCESSO PELO QUAL A COMPREENSÃO DE MUNDO DA CRIANÇA MUDA EM FUNÇÃO DE SUA IDADE E EXPERIÊNCIA. ) SUGERIU QUE AS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO PASSAM POR UMA SÉRIE DE QUATRO ESTÁGIOS EM ORDEM DETERMINADA. ELE AFIRMAVA QUE ESSES ESTÁGIOS DIFEREM NÃO APENAS NA QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES ADQUIRIDA EM CADA UM, MAS TAMBÉM NA QUALIDADE

DO CONHECIMENTO ASSIM COMO DA COMPREENSÃO.

ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR: (Do nascimento aos 2 anos) Des. de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.

ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO (Dos 2 aos 7 anos) Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico

ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO (Dos 7 aos 12 anos) Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade

ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL (os 12 anos até a vida adulta) Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato

O COGNITIVISMO ENFATIZA QUE A COGNIçAO E O ATO DE CONHECER.  A FORMA EM QUE O SER HUMANO RECONHECE O MUNDO E O QUE FAZ A DIFERENCA NA SUA TRAJETORIA DE DESENVOLVIMENTO. ESTUDA OS PROCESSOS MENTAIS, ISTO E, COMO CONHECEMOS.

OCUPASE DA ATRIBUICAO DE SIGNIFICADOS, DA COMPREENSAO, TRANSFORMACAO, ARMAZENAMENTO E USO DA INFORMACAO, ASSIM COMO DA PERCEPCAO, RESOLUCAO DE PROBLEMAS E TOMADAS DE DECISOES.