Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

MÓDULO 7 - PRINCIPAIS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPRESSÃO GERAL

Conforme o conhecimento disponível e as teorias psicológicas vigentes em cada período da história da Psicologia entre os séculos XIX e XX, o desenvolvimento humano era visto por diferentes perspectivas. O Behaviorismo Metodológico de Watson defendia que o sujeito é condicionado pelo meio no qual está inserido, que a personalidade é constituída como reação aos estímulos externos. Skinner, com o Behaviorismo Radical, também via a forte influência da cultura local, porém, reconhecia certo nível de liberdade de escolha em cada indivíduo, conforme o reforço negativo ou positivo do ambiente.

A teoria cognitivista, que se concentra no desenvolvimento das funções cognitivas, como memória (armazenamento e recuperação), pensamento, raciocínio, processos conscientes e inconscientes, na visão de Piaget, é embasado no desenvolvimento biológico da parte física do corpo. Vygotsky também possuía o mesmo olhar que Piaget, sobre o ambiente, os estímulos externos, ou o social, ter forte impacto no desenvolvimento humano, mas diferentemente de Piaget que dava muita importância à maturação biológica, Vygotsky dava muito destaque as relações sociais, o ambiente e cultura na qual o sujeito está.

Freud, como cientista que desenvolveu a psicanálise, introduziu na Psicologia os conceitos e estudos sobre o inconsciente; inclusive, assim como outros teóricos, dividindo a vida humana em fases de desenvolvimento, na qual em cada fase, a libido se concentra em pontos específicos do corpo ou é direcionada para uma área específica da vida. Ressaltou que as questões que não foram aprendidas nas fases primárias, geram fixação, ou transtornos nas fases subsequentes.