O "ciclone da criação"
Citação de Helenice Ribeiro da Silva em agosto 1, 2025, 1:18 amO sistema é representado por uma espiral que contém 4 etapas. Perguntar, Conhecer, Compreender e Criar.
O conhecer é a inovação, o compreender é o reflexionamento e o criar, a complexidade.
Na etapa perguntar, são identificados problemas e formuladas as perguntas que irão orientar a crianção da invenção. O conhecer é o momento em que o sujeito obtém informações mais aprofundadas sobre os elementos que compõem o problema. Compreender, está intimamente ligado ao conhecer e criar é o momento em que a novidade é criada e testada.
Nesse processo de criação, é possível reconhecer a evolução da invenção através da abstração reflexionante descrita por Piaget.
O modelo de "ciclone da criação" pode ser utilizado em qualquer nível escolar, pois as crianças e jovens irão utilizar os mecanismos cognitivos que dispõem e que são próprios de cada estágio de desenvolvimento.
O sistema é representado por uma espiral que contém 4 etapas. Perguntar, Conhecer, Compreender e Criar.
O conhecer é a inovação, o compreender é o reflexionamento e o criar, a complexidade.
Na etapa perguntar, são identificados problemas e formuladas as perguntas que irão orientar a crianção da invenção. O conhecer é o momento em que o sujeito obtém informações mais aprofundadas sobre os elementos que compõem o problema. Compreender, está intimamente ligado ao conhecer e criar é o momento em que a novidade é criada e testada.
Nesse processo de criação, é possível reconhecer a evolução da invenção através da abstração reflexionante descrita por Piaget.
O modelo de "ciclone da criação" pode ser utilizado em qualquer nível escolar, pois as crianças e jovens irão utilizar os mecanismos cognitivos que dispõem e que são próprios de cada estágio de desenvolvimento.