O comportamentalismo no ensino
Citação de JUCIARA SUZART NEVES em outubro 19, 2022, 12:57 amPara os comportamentalistas, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Desta forma, o objeto de pesquisa do comportamentalismo é o comportamento, humano e animal.
Jonh B. Watson foi o fundador do movimento comportamentalista na psicologia, definindo-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, Watson considera a existência na continuidade entre o animal e o homem.
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Homem: O homem é consequência das influências ou forças do meio ambiente.
No tocante aos alunos o principal objetivo do método de ensino comportamental é modificar comportamentos que possam ser prejudiciais e promover a aquisição de novos, positivos para o aluno e a sociedade em geral. Nesta proposta, os docentes são os detentores do conhecimento, responsáveis por ensinar todos os assuntos necessários para o pleno desenvolvimento dos estudantes.
Para os comportamentalistas, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Desta forma, o objeto de pesquisa do comportamentalismo é o comportamento, humano e animal.
Jonh B. Watson foi o fundador do movimento comportamentalista na psicologia, definindo-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, Watson considera a existência na continuidade entre o animal e o homem.
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Homem: O homem é consequência das influências ou forças do meio ambiente.
No tocante aos alunos o principal objetivo do método de ensino comportamental é modificar comportamentos que possam ser prejudiciais e promover a aquisição de novos, positivos para o aluno e a sociedade em geral. Nesta proposta, os docentes são os detentores do conhecimento, responsáveis por ensinar todos os assuntos necessários para o pleno desenvolvimento dos estudantes.