O comportamento Social
Citação de Maia Bjarup em maio 7, 2025, 7:00 pmEsse módulo me fez enxergar o comportamento humano de forma muito mais profunda e estratégica, especialmente ao compreender que o comportamento social é qualquer comportamento que:
É evocado pela presença ou ação de outra pessoa (ou grupo)
Afeta o comportamento de outra pessoa
É mantido ou modificado pelas consequências sociais (elogios, críticas, aprovação, afeto etc.)
Segundo Skinner (1953), o comportamento social ocorre quando “o comportamento de um indivíduo opera no comportamento de outro”.
As principais propriedades :
Direcionalidade: existe interdependência entre dois ou mais sujeitos. Um comportamento influencia o outro.
Reciprocidade: há respostas complementares entre os envolvidos.
Mediação de reforçadores: o reforço é social (vem de outra pessoa), e não automático.
Contingência tríplice social: a tríade contexto → ação → consequência envolve dois ou mais sujeitos.
Descrevendo comportamento social e produção agregada
É uma classe de comportamentos operantes que envolve interação entre indivíduos, onde o comportamento de um afeta o comportamento do outro. Pode ser mediado verbalmente ou não verbalmente.
Exemplo: Um professor explica um conteúdo (ação verbal) e o aluno responde com dúvida. O comportamento do aluno retroage sobre o comportamento do professor, ajustando sua mediação.
Autores relevantes:
B.F. Skinner (1957, 1971) – conceitua comportamento verbal e interação social como moldada por contingências sociais
Bandura (1986) – enfatiza a observação e imitação como forma de aprendizagem social
Produção agregada
Refere-se à soma de comportamentos individuais que geram efeitos coletivos, muitas vezes não previstos apenas pela análise de um indivíduo isolado.
Exemplo: Várias mães que mudam seus hábitos alimentares com filhos influenciam o cardápio da escola, mudando a política nutricional da instituição. Cada comportamento é individual, mas o efeito é coletivo.
Autores relevantes:
Ferster & Skinner (1957) – descrevem efeitos de reforço intermitente no grupo
Julio de Rose e outros analistas brasileiros contemporâneos tratam da produção de cultura, valores e práticas sociais sob a ótica do comportamento coletivo
Esse módulo me fez enxergar o comportamento humano de forma muito mais profunda e estratégica, especialmente ao compreender que o comportamento social é qualquer comportamento que:
-
É evocado pela presença ou ação de outra pessoa (ou grupo)
-
Afeta o comportamento de outra pessoa
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É mantido ou modificado pelas consequências sociais (elogios, críticas, aprovação, afeto etc.)
Segundo Skinner (1953), o comportamento social ocorre quando “o comportamento de um indivíduo opera no comportamento de outro”.
As principais propriedades :
-
Direcionalidade: existe interdependência entre dois ou mais sujeitos. Um comportamento influencia o outro.
-
Reciprocidade: há respostas complementares entre os envolvidos.
-
Mediação de reforçadores: o reforço é social (vem de outra pessoa), e não automático.
-
Contingência tríplice social: a tríade contexto → ação → consequência envolve dois ou mais sujeitos.
Descrevendo comportamento social e produção agregada
É uma classe de comportamentos operantes que envolve interação entre indivíduos, onde o comportamento de um afeta o comportamento do outro. Pode ser mediado verbalmente ou não verbalmente.
Exemplo: Um professor explica um conteúdo (ação verbal) e o aluno responde com dúvida. O comportamento do aluno retroage sobre o comportamento do professor, ajustando sua mediação.
Autores relevantes:
-
B.F. Skinner (1957, 1971) – conceitua comportamento verbal e interação social como moldada por contingências sociais
-
Bandura (1986) – enfatiza a observação e imitação como forma de aprendizagem social
Produção agregada
Refere-se à soma de comportamentos individuais que geram efeitos coletivos, muitas vezes não previstos apenas pela análise de um indivíduo isolado.
Exemplo: Várias mães que mudam seus hábitos alimentares com filhos influenciam o cardápio da escola, mudando a política nutricional da instituição. Cada comportamento é individual, mas o efeito é coletivo.
Autores relevantes:
-
Ferster & Skinner (1957) – descrevem efeitos de reforço intermitente no grupo
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Julio de Rose e outros analistas brasileiros contemporâneos tratam da produção de cultura, valores e práticas sociais sob a ótica do comportamento coletivo