Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: Teologia PastoralO pastor como mestre
Please or Cadastrar to create posts and topics.

O pastor como mestre

Todo pastor deve ser um mestre na Palavra de Deus – ele tem esse dever sagrado. Sabemos e compreendemos a realidade daqueles que não tem um amplo conhecimento teológico, mas devem esforçar-se em aprender o máximo possível para estarem qualificados a ensinar a outros. O ensino na igreja precisa ser mais valorizado, especialmente nas igrejas de cunho pentecostal. Pela busca de algo novo e atraente para o público cristão algumas igrejas hoje excluíram de sua programação litúrgica a Escola Dominical e cultos de doutrina ou ensinamento da Palavra. Outras, nunca tiveram e não estão interessadas no aspecto do ensino da Palavra. Pelo contrário, não apenas não ensinam como distorcem as doutrinas bíblicas levando o povo a crer em verdadeiras heresias. O povo necessita de ensino bíblico, e aqueles líderes que negligenciam esse aspecto ministerial responderão ao Senhor por sua falta. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6). Todos responderemos pelo tipo de edificação que estamos concedendo à igreja do Senhor. Lembremos ainda que Jesus gastou muito tempo do seu ministério ensinando. Não basta, porém, ao pastor – que deve ser mestre – a edificação no ensino coletivo por meio de palestras, estudos bíblicos, etc. Paralelo a isso deve estar presente o ensino individual. O pastor deve acompanhar a cada ovelha individualmente também no que tange à compreensão das doutrinas bíblicas. Esse acompanhamento será um grande reforço à pregação pública e ao ensino por meio de estudo bíblico.