O Pentateuco: um misto de antropologia e sociologia teológicas.
Citação de Francisco Jose de Freitas em julho 15, 2024, 1:23 pmOs livros que compõem o Pentateuco mostram-se bastante complexos em termos da compreensão antropológica principalmente.
Logo nos primeiros seis capítulos, um imbricado de informações acerca da formação das sociedades, por não estarem cronologicamente encadeadas, tornam a compreensão da constituição das primeiras famílias, consequentemente dos primeiros clãs, de difícil compreensão.
Lendo os capítulos 4 e 5, encontramos, inicialmente, uma grande lacuna entre a saída de Caim da presença de Deus (Gn 4.14) e o discurso de Lameque, descendente de Caim, em quem ainda pairava a culpa de Caim (Gn 4.23, 24), pois não há referência às origens das esposas de Caim, Enoque, Irade, Meujael, Metusael e do próprio Enoque, deste último constando apenas os nomes Ada e Zilá (Gn 4. 17-19).
Outra grande lacuna temporal ocorre entre as narrativas do capítulo 4 e o nascimento de Sete.
Muitíssimo importante é uma compreensão desses fatos, o que se dá pelo estudo das disciplinas Antropologia e Sociologia Teológicas.
Alegro-me no fato de a primeira disciplina ter sido contemplada neste curso. Aproveito para sugerir o acréscimo da segunda, o que daria um melhor embasamento teórico aos mestrandos.
Os livros que compõem o Pentateuco mostram-se bastante complexos em termos da compreensão antropológica principalmente.
Logo nos primeiros seis capítulos, um imbricado de informações acerca da formação das sociedades, por não estarem cronologicamente encadeadas, tornam a compreensão da constituição das primeiras famílias, consequentemente dos primeiros clãs, de difícil compreensão.
Lendo os capítulos 4 e 5, encontramos, inicialmente, uma grande lacuna entre a saída de Caim da presença de Deus (Gn 4.14) e o discurso de Lameque, descendente de Caim, em quem ainda pairava a culpa de Caim (Gn 4.23, 24), pois não há referência às origens das esposas de Caim, Enoque, Irade, Meujael, Metusael e do próprio Enoque, deste último constando apenas os nomes Ada e Zilá (Gn 4. 17-19).
Outra grande lacuna temporal ocorre entre as narrativas do capítulo 4 e o nascimento de Sete.
Muitíssimo importante é uma compreensão desses fatos, o que se dá pelo estudo das disciplinas Antropologia e Sociologia Teológicas.
Alegro-me no fato de a primeira disciplina ter sido contemplada neste curso. Aproveito para sugerir o acréscimo da segunda, o que daria um melhor embasamento teórico aos mestrandos.
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