O que aprendi
Citação de Cristina Coelho em maio 17, 2024, 6:07 pmSão teorias sobre o desenvolvimento humano: a Gestalt, a psicanálise, o behaviorismo, a psicologia cognitiva, Piaget e Vygotsky. Sendo basicamente resumidas da seguinte forma:
A teoria da Gestalt é estudada em Psicologia da Educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. O processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao nascer.
Segundo a psicanálise, o desenvolvimento ocorre em resposta à procura por satisfação, direcionada pela libido desde que o ser humano nasce. Assim, a cada etapa do desenvolvimento, o indivíduo se concentra em uma parte do corpo e em ações que lhe dão mais prazer.O behaviorismo acredita, então, que os comportamentos mudam a partir de alterações ambientais, sendo o estímulo uma mudança no ambiente, e a reação, uma mudança realizada pelo indivíduo. Sua contribuição para a Psicologia do Desenvolvimento se encontra na descoberta de que é possível alterar padrões de comportamento.Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.Vygotsky entende que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem. Ele defende que, por mais que um indivíduo tenha biologicamente potencial de se desenvolver, se ele não interagir com os outros, não se desenvolverá como poderia.
São teorias sobre o desenvolvimento humano: a Gestalt, a psicanálise, o behaviorismo, a psicologia cognitiva, Piaget e Vygotsky. Sendo basicamente resumidas da seguinte forma:
A teoria da Gestalt é estudada em Psicologia da Educação em virtude da sua contribuição para o entendimento dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. O processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao nascer.