Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O que aprendi sobre o cognitivismo

Aprendi que o cognitivismo explica as fases do desenvolvimento infantil através da teoria construtivista de Jean Piaget, que enfatiza a importância da aprendizagem através da interação do indivíduo com o ambiente. Piaget acredita que a criança passa por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo, que são:

1. Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): nesta fase, a criança explora o mundo através dos seus sentidos e movimentos e começa a compreender a relação entre causa e efeito.

2. Estágio pré-operatório (2 a 7 anos): a criança começa a usar a linguagem e desenvolver a capacidade de representar objetos e situações mentalmente, mas ainda não consegue pensar de forma lógica.

3. Estágio das operações concretas (7 a 12 anos): nesta fase, a criança já consegue pensar de forma lógica e realizar operações mentais simples, mas apenas em situações concretas e com objetos reais.

4. Estágio das operações formais (12 anos ou mais): a partir da adolescência, a criança desenvolve a capacidade de pensamento hipotético-dedutivo e de raciocínio abstrato.

Segundo a teoria de Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma progressiva e depende da experiência e interação da criança com o ambiente. O papel do educador é estimular e desafiar a criança em cada fase do desenvolvimento, proporcionando experiências e atividades que promovam a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.