Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

ORDENAÇÃO PASTORAL

ORDENAÇÃO PASTORAL

A importância do ministério com coração voluntario.

Mateus Cap. 10
5 Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos;
6 mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;
7 e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus.
8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos;
10 nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento.

O texto não pode estar fora do contexto para não dar margem a erros de interpretação.

Quando o Senhor Jesus envia os doze discípulos para pregarem o evangelho, evangelho este do qual não nos envergonhamos pois é poder de Deus para os que hão de herdar a salvação, e não esse que presenciamos nos nossos dias, ele então dá algumas orientações para que esse ministério evangelístico fosse próspero não do ponto de vista humano e material unicamente, mas em primeiro lugar, e principalmente espiritual.

Às orientações na verdade estavam mais associadas a maneira com que deveriam se porte exatamente de acordo com o ensino do Senhor Jesus através da Palavra que é imutável, do que se adequarem à realidade religiosa da época, pois a sociedade da época fazia o mesmo que a nossa, utilizavam a palavra para proveito próprio e ao mesmo tempo inseriam ensinos e costumes que a desvirtuava.

E vamos ver aqui que as práticas que aderirem hoje, eram as mesmas que ele aderiam.

5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;

Não iriam se adequar como o Judaísmo aos costumes de outros povos principalmente no que tange a filosofia, nem perderiam sua identidade e desvirtuariam a herança como os samaritanos.

6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;

O profético é o objetivo, os preceitos eternos que Judá Israel rejeitou, concernente ao Messias, são a base para o ministério.

7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Um reino não é para essa vida, humanos, político, como os Judeus queriam que lhes fosse restaurado, mas como disse Daniel um Reino que destruiria todos os outros e seria estabelecido eternamente.

8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Todas essas coisas Jesus  disse que fariam mas despidos de interesse próprio, não era para obter lucro, pois o preço já fora pago por ele.

9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,

A operação do ministério de Jesus seria diferente de simplesmente ostentar uma aparência de religião, mas a ação de poder (ouro), redenção (prata) e justiça (cobre) seria resultado de uma verdade incontestável em seus corações.

Verdade essa que se chama Jesus e que Pedro mais a frente expressa:

Atos dos Apóstolos 3

6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

Mateus 10:10 Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.

Ministério não precisa de acessórios espalhafatosos e trajes suntuosos, pois na caminhada o que iria sustenta-los era perseverar na comunhão, não precisa de duas túnicas pois a comunhão é constante na vida do que vive o evangelho da verdade, a comunhão é suficiente para aquecer os corações, ministério é corpo, tão pouco precisaria de bordão, pois o que confirmaria o ministério deles seria o selo ou autoridade do Espírito Santo.

Mateus 6:26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Nos temos muito mais valor para o Senhor pois Ele pagou um alto preço por nós.
Não precisamos de um evangelho com roupagem do mundo mas com a simplicidade de Cristo.
A importância do ministério com coração voluntario é que só através dele vivemos o evangelho genuíno de cristo.