Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Pensamentos e reflexão

Durante este módulo, percebi como a psicologia foi se transformando ao longo do tempo. No século XIX, o estruturalismo e a introspecção buscavam entender a mente a partir de suas partes mais básicas, quase como desmontar uma máquina para ver como funciona. Já o funcionalismo trouxe uma visão mais prática, pensando em como os processos mentais ajudam na adaptação ao ambiente.

O que mais me chamou atenção foi a Gestalt, que mostra que o todo é diferente da soma das partes — isso me fez refletir sobre como, na clínica, não podemos olhar apenas para fragmentos da experiência de alguém, mas sim para a forma como tudo se organiza na vida da pessoa.

Essas diferentes perspectivas, que surgiram entre os séculos XIX e XX, me ajudaram a entender que a psicologia não é única nem estática: ela se constrói a partir de várias visões, e isso enriquece muito nossa prática. Para mim, estudar essas correntes foi como ampliar o olhar e perceber que cada abordagem traz uma peça importante para compreender o ser humano em sua complexidade.