PERSONALIDADE,CARÁTER E ÉTICA
Citação de Alfeu Jose de Resende em setembro 21, 2024, 5:31 pmEssas três constituições humanas formam o desenvolvimento biológico social que norteiam o indivíduo e forma seu Eu ideal ou ideal de Eu.
As principais abordagens sobre personalidade são:
. Abordagem humanista
. Teoria psicodinâmica - psicanálise
. Perspectiva biológica e evolucionista
Dando ênfase na teoria psicodinâmica, onde a personalidade é motivada por forças e conflitos internos é inconsciente.
Para Freud, os Estágios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade são:
- Estágio Oral: 0 a 18 meses. Fonte de prazer: Gratificação Oral. Fixação adulta: Fumar, comer, falar.
- Estágio Anal: 18 meses a 3 anos. Fonte de prazer: Gratificação de expelir e segurar as fezes, aceitar os controles da sociedade em relação ao uso do banheiro, autonomia,
- Estágio Fálico: 3 a 6 anos. Fonte de prazer: Interesse nos genitais. Nesta fase é que ocorre o complexo de Édipo e o período de castração, importantíssimos para o desenvolvimento.
- Estágio de Latência: 6 anos à adolescência. Intervalo no desenvolvimento da sexualidade infantil.
- Estágio Genital: Da adolescência à fase adulta. Fonte de prazer: sexo
Para Freud, a personalidade se constrói durante a vida, através de experiências internas, vide que para Freud a construção da personalidade é inconsciente.
CARÁTER: É construído a partir da assimilação de valores e comportamentos aprendidos através da educação, da cultura e das relações sociais.
ÉTICA: Está relacionada ao conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento humano e a sociedade.
Portanto, a constituição humana se baseia nestes três pilares principais, e cada indivíduo se constrói de maneira singular, por isso somos todos únicos.
Essas três constituições humanas formam o desenvolvimento biológico social que norteiam o indivíduo e forma seu Eu ideal ou ideal de Eu.
As principais abordagens sobre personalidade são:
. Abordagem humanista
. Teoria psicodinâmica - psicanálise
. Perspectiva biológica e evolucionista
Dando ênfase na teoria psicodinâmica, onde a personalidade é motivada por forças e conflitos internos é inconsciente.
Para Freud, os Estágios psicossexuais do desenvolvimento da personalidade são:
- Estágio Oral: 0 a 18 meses. Fonte de prazer: Gratificação Oral. Fixação adulta: Fumar, comer, falar.
- Estágio Anal: 18 meses a 3 anos. Fonte de prazer: Gratificação de expelir e segurar as fezes, aceitar os controles da sociedade em relação ao uso do banheiro, autonomia,
- Estágio Fálico: 3 a 6 anos. Fonte de prazer: Interesse nos genitais. Nesta fase é que ocorre o complexo de Édipo e o período de castração, importantíssimos para o desenvolvimento.
- Estágio de Latência: 6 anos à adolescência. Intervalo no desenvolvimento da sexualidade infantil.
- Estágio Genital: Da adolescência à fase adulta. Fonte de prazer: sexo
Para Freud, a personalidade se constrói durante a vida, através de experiências internas, vide que para Freud a construção da personalidade é inconsciente.
CARÁTER: É construído a partir da assimilação de valores e comportamentos aprendidos através da educação, da cultura e das relações sociais.
ÉTICA: Está relacionada ao conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento humano e a sociedade.
Portanto, a constituição humana se baseia nestes três pilares principais, e cada indivíduo se constrói de maneira singular, por isso somos todos únicos.
Citação de Jussara Godinho em setembro 26, 2024, 10:46 pmAo se fazer uma analogia entre a personalidade, de acordo com a teoria freudiana, e uma árvore, pode-se dizer que as raízes são o Id (inconsciente) em que estão as pulsões, energias psíquicas que determinarão a personalidade. O caule é o superego, o qual precisa ser bem estruturado, na fase fálica do desenvolvimento psicossexual, em que acontece o complexo de Édipo. E a copa é o ego(consciente), o eu que é aparente, se mostra. Essas três instâncias psíquicas se relacionam entre si constituindo a estrutura psíquica do indivíduo.
Ao se fazer uma analogia entre a personalidade, de acordo com a teoria freudiana, e uma árvore, pode-se dizer que as raízes são o Id (inconsciente) em que estão as pulsões, energias psíquicas que determinarão a personalidade. O caule é o superego, o qual precisa ser bem estruturado, na fase fálica do desenvolvimento psicossexual, em que acontece o complexo de Édipo. E a copa é o ego(consciente), o eu que é aparente, se mostra. Essas três instâncias psíquicas se relacionam entre si constituindo a estrutura psíquica do indivíduo.