Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

PONTOS ALTOS DO MÓDULO: Psicologia como ciência e as escolas psicológicas

Pontos Altos;

  1. Reconhecer a história da psicologia e a forma pela qual a ciência se constituiu, assim como o sujeito se torna o foco principal de estudo: A Psicologia evoluiu muito, desde os tratamentos rudimentares dados aos problemas psicológicos, que datam de cerca de sete mil anos atrás. Ela vem evoluindo desde o século XVIII, mas a maior parte dos avanços é bem mais recente. Se comparada a outras ciências, a psicologia é relativamente jovem.
  2. Explicar a psicologia como ciência humana e seus paradoxos epistemológicos: Entendemos que a psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, formando assim variações epistemológicas, assim como práticas psicológicas constituídas em cada um desses tempos.
  3. Identificar as escolas epistemológicas que influenciaram a construção desta ciência: As escolas de pensamentos em psicologia, são as primeiras abordagens que deram origem as teorias que existem atualmente e representam a visão de mundo e de homem a partir da qual os fenômenos psicológicos podem ser explicados. Em cada escola, encontramos objetos de estudo particulares, ou seja, o foco de interesse para estudo varia de escola para escola. Da mesma forma, os métodos utilizados para a pesquisa e análise também são diferentes. Essas escolas são: ESTRUTURALISMO, FUNCIONALISMO, BEHAVIORISMO, PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA, GESTALT, HUMANISMO, COGNITIVISMO E ASSOCIACIONISMO.