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Principais Teorias do Desenvolvimento Humano

Perspectivas diferenciadas emergiram com autores de abordagens ora diferenciadas, ora convergentes que muito contribuíram para o desenvolvimento da Psicanálise, sendo estes:

  • Sigmund Freud: Desenvolveu a Teoria Psicanálitica, na qual enfatizou o papel do inconsciente na formação da personalidade. Freud descreveu as várias fases do desenvolvimento psicossexual (fases: Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital). Além de apresentar os conceitos de: Ego, Superego e Id e destacou o Complexo de Édipo.
  • Lev Vigotsky: Desenvolveu a Teoria Sociocultural, onde destaca o ambiente no papel essencial do desenvolvimento humano. Aponta o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal ZPD, que enfatiza a importância deste espaço entre a capacidade da criança conseguir fazer algo sozinha ou com ajuda de um adulto. Aborda a mediação cultural e a internalização do conhecimento.
  • John B Watson: Fundador do Behaviorismo, que concentra sua teoria no estudo do comportamento observável ao invéz da mente. Contribuiu para a comprensão do condicionamento clássico e do condicionamento operante
  • B F Skinner: Criou o Behaviorismo Radical, sendo este que conceitua o condicionamento operante, dando enfoque nas consequências, através de reforços e punições. Desenvolveu ainda o conceito de reforço positivo e negativo.
  • Jean Piaget: Desenvolveu a Teoria Cognitiva do Desenvolvimento, na qual afirma que as crianças constroem o conhecimento através dos estágios de desenvolvimento cognitivo sequenciais, sendo estes: 1) Sensório-Motor,  2) Pré-Operatório,  3) Operatório Concreto  e 4) Operatório Formal. Conceituou ainda: 1) Assimilação   2) Acomodação e  3) Equilibração que explica este desenvolvimento das crianças na aprendizagem.Destaca ainda aimportância no desenvolvimento do raciocinio lógico e do pensamento abstrato.
  • Erik Erikson: Desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Psiossocial, na qual destaca que crise e conflitos ocorrem em diferentes estágios da vida, desde o nascimento até a morte, na qual cada fase precisa ser resolvida para passar para seguinte, com isto formando a identidade ao longo da vida. Sua abordagem visa identificar: confiança, autonomiam iniciativa, realização, integridade e desespero.