Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Principais teorias do desenvolvimento humanoPrincipais Teorias do Desenvolvim …
Principais Teorias do Desenvolvimento Humano
Anilton Reis de Castro@anilton-reis-de-castro
35 Posts
#1 · setembro 17, 2023, 9:57 pm
Citação de Anilton Reis de Castro em setembro 17, 2023, 9:57 pmPerspectivas diferenciadas emergiram com autores de abordagens ora diferenciadas, ora convergentes que muito contribuíram para o desenvolvimento da Psicanálise, sendo estes:
- Sigmund Freud: Desenvolveu a Teoria Psicanálitica, na qual enfatizou o papel do inconsciente na formação da personalidade. Freud descreveu as várias fases do desenvolvimento psicossexual (fases: Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital). Além de apresentar os conceitos de: Ego, Superego e Id e destacou o Complexo de Édipo.
- Lev Vigotsky: Desenvolveu a Teoria Sociocultural, onde destaca o ambiente no papel essencial do desenvolvimento humano. Aponta o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal ZPD, que enfatiza a importância deste espaço entre a capacidade da criança conseguir fazer algo sozinha ou com ajuda de um adulto. Aborda a mediação cultural e a internalização do conhecimento.
- John B Watson: Fundador do Behaviorismo, que concentra sua teoria no estudo do comportamento observável ao invéz da mente. Contribuiu para a comprensão do condicionamento clássico e do condicionamento operante
- B F Skinner: Criou o Behaviorismo Radical, sendo este que conceitua o condicionamento operante, dando enfoque nas consequências, através de reforços e punições. Desenvolveu ainda o conceito de reforço positivo e negativo.
- Jean Piaget: Desenvolveu a Teoria Cognitiva do Desenvolvimento, na qual afirma que as crianças constroem o conhecimento através dos estágios de desenvolvimento cognitivo sequenciais, sendo estes: 1) Sensório-Motor, 2) Pré-Operatório, 3) Operatório Concreto e 4) Operatório Formal. Conceituou ainda: 1) Assimilação 2) Acomodação e 3) Equilibração que explica este desenvolvimento das crianças na aprendizagem.Destaca ainda aimportância no desenvolvimento do raciocinio lógico e do pensamento abstrato.
- Erik Erikson: Desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Psiossocial, na qual destaca que crise e conflitos ocorrem em diferentes estágios da vida, desde o nascimento até a morte, na qual cada fase precisa ser resolvida para passar para seguinte, com isto formando a identidade ao longo da vida. Sua abordagem visa identificar: confiança, autonomiam iniciativa, realização, integridade e desespero.
Perspectivas diferenciadas emergiram com autores de abordagens ora diferenciadas, ora convergentes que muito contribuíram para o desenvolvimento da Psicanálise, sendo estes:
- Sigmund Freud: Desenvolveu a Teoria Psicanálitica, na qual enfatizou o papel do inconsciente na formação da personalidade. Freud descreveu as várias fases do desenvolvimento psicossexual (fases: Oral, Anal, Fálica, Latência e Genital). Além de apresentar os conceitos de: Ego, Superego e Id e destacou o Complexo de Édipo.
- Lev Vigotsky: Desenvolveu a Teoria Sociocultural, onde destaca o ambiente no papel essencial do desenvolvimento humano. Aponta o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal ZPD, que enfatiza a importância deste espaço entre a capacidade da criança conseguir fazer algo sozinha ou com ajuda de um adulto. Aborda a mediação cultural e a internalização do conhecimento.
- John B Watson: Fundador do Behaviorismo, que concentra sua teoria no estudo do comportamento observável ao invéz da mente. Contribuiu para a comprensão do condicionamento clássico e do condicionamento operante
- B F Skinner: Criou o Behaviorismo Radical, sendo este que conceitua o condicionamento operante, dando enfoque nas consequências, através de reforços e punições. Desenvolveu ainda o conceito de reforço positivo e negativo.
- Jean Piaget: Desenvolveu a Teoria Cognitiva do Desenvolvimento, na qual afirma que as crianças constroem o conhecimento através dos estágios de desenvolvimento cognitivo sequenciais, sendo estes: 1) Sensório-Motor, 2) Pré-Operatório, 3) Operatório Concreto e 4) Operatório Formal. Conceituou ainda: 1) Assimilação 2) Acomodação e 3) Equilibração que explica este desenvolvimento das crianças na aprendizagem.Destaca ainda aimportância no desenvolvimento do raciocinio lógico e do pensamento abstrato.
- Erik Erikson: Desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Psiossocial, na qual destaca que crise e conflitos ocorrem em diferentes estágios da vida, desde o nascimento até a morte, na qual cada fase precisa ser resolvida para passar para seguinte, com isto formando a identidade ao longo da vida. Sua abordagem visa identificar: confiança, autonomiam iniciativa, realização, integridade e desespero.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0