Principais teorias do desenvolvimento humano
Citação de ELISANGELA DE SA MUNIZ COSTA em fevereiro 24, 2024, 12:30 amAs principais teorias de desenvolvimento humano propostas nesse modulo por Piaget, Vygotsky, Wallon, Freud e Erikson:
1. *Jean Piaget*:
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo: Piaget propôs estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, começando com o estágio sensoriomotor, seguido pelo pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Ele enfatizou a importância da interação da criança com o ambiente para a construção do conhecimento.2. *Lev Vygotsky*:
- Teoria Sociocultural: Vygotsky argumentou que o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pela interação social e pela cultura. Ele introduziu conceitos como a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é a distância entre o nível de desenvolvimento atual de uma criança e seu potencial de desenvolvimento sob orientação de um adulto ou colega mais capaz.3. *Henri Wallon*:
- Teoria do Desenvolvimento Emocional: Wallon destacou a importância das emoções no desenvolvimento humano. Ele propôs estágios que enfatizam o papel das emoções e das relações sociais na formação da personalidade, incluindo a fase impulsiva-emocional, emocionalidade, personalidade categorial e puberdade.4. *Sigmund Freud*:
- Teoria Psicanalítica: Freud postulou que o desenvolvimento da personalidade é influenciado por conflitos e experiências na infância. Ele dividiu a personalidade em três partes: o id (instintos), o ego (realidade) e o superego (consciência moral). Seus estágios de desenvolvimento incluem a fase oral, anal, fálica, de latência e genital.5. *Erik Erikson*:
- Teoria do Desenvolvimento Psicossocial: Erikson expandiu as ideias de Freud para incluir estágios de desenvolvimento ao longo da vida, cada um marcado por uma crise psicossocial específica. Essas crises envolvem conflitos entre necessidades individuais e demandas sociais, e incluem estágios como confiança versus desconfiança, autonomia versus vergonha e dúvida, iniciativa versus culpa, etc.Cada uma dessas teorias oferece uma perspectiva única sobre o desenvolvimento humano, destacando diferentes aspectos como cognição, interação social, emoções e personalidade.
As principais teorias de desenvolvimento humano propostas nesse modulo por Piaget, Vygotsky, Wallon, Freud e Erikson:
1. *Jean Piaget*:
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo: Piaget propôs estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, começando com o estágio sensoriomotor, seguido pelo pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Ele enfatizou a importância da interação da criança com o ambiente para a construção do conhecimento.
2. *Lev Vygotsky*:
- Teoria Sociocultural: Vygotsky argumentou que o desenvolvimento cognitivo é fortemente influenciado pela interação social e pela cultura. Ele introduziu conceitos como a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é a distância entre o nível de desenvolvimento atual de uma criança e seu potencial de desenvolvimento sob orientação de um adulto ou colega mais capaz.
3. *Henri Wallon*:
- Teoria do Desenvolvimento Emocional: Wallon destacou a importância das emoções no desenvolvimento humano. Ele propôs estágios que enfatizam o papel das emoções e das relações sociais na formação da personalidade, incluindo a fase impulsiva-emocional, emocionalidade, personalidade categorial e puberdade.
4. *Sigmund Freud*:
- Teoria Psicanalítica: Freud postulou que o desenvolvimento da personalidade é influenciado por conflitos e experiências na infância. Ele dividiu a personalidade em três partes: o id (instintos), o ego (realidade) e o superego (consciência moral). Seus estágios de desenvolvimento incluem a fase oral, anal, fálica, de latência e genital.
5. *Erik Erikson*:
- Teoria do Desenvolvimento Psicossocial: Erikson expandiu as ideias de Freud para incluir estágios de desenvolvimento ao longo da vida, cada um marcado por uma crise psicossocial específica. Essas crises envolvem conflitos entre necessidades individuais e demandas sociais, e incluem estágios como confiança versus desconfiança, autonomia versus vergonha e dúvida, iniciativa versus culpa, etc.
Cada uma dessas teorias oferece uma perspectiva única sobre o desenvolvimento humano, destacando diferentes aspectos como cognição, interação social, emoções e personalidade.