Principais teorias do desenvolvimento humano
Citação de Simoni Vaz em março 31, 2024, 1:30 amComo os demais módulos, este foi mais um módulo muito interessante que apresentou novamente as teorias behavioristas e seus principais estudiosos, que são Watson e Skinner, bem como apresentou novamente reforçando os aprendizados sobre as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos que são Vygotsky e Piaget. E finalmente apresentou os aprendizados das teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos que são Freud e Erikson.
Como as abordagens behavioristas e cognitivistas já foram abordadas módulos anteriores, darei ênfase em fazer uma breve resenha sobre o que foi apresentado sobre a psicanálise tanto por Freud que é considerado seu criador, seu idealizador, quanto por Erikson que foi um importante teórico da psicanálise, que contribuiu significativamente para a compreensão do desenvolvimento humano.
A ênfase da psicanálise freudiana está nos aspectos psicossexuais do desenvolvimento humano. Freud considera que a libido marca e influencia todas as experiências humanas; assim sendo, a interação dos indivíduos com o meio se dá em uma constante busca pela satisfação do prazer.
Na qual para Freud, a psique humana está organizada em três diferentes estruturas: id, ego e superego; bem como o desenvolvimento humano é composto por cinco diferentes fases: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital.Já Erikson através de seus estudos e pesquisas preconizou que existiam 8 estágios durante toda a vida do indivíduo e que em cada etapa do desenvolvimento humano enfrenta uma crise psicossocial que contribui para a formação da personalidade, que são elas:
Estágio 1: Confiança vs. Desconfiança (Infância desde o nascimento até aos 18 meses);
Estágio 2: Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (crianças de 18 meses a três anos);
Estágio 3: Iniciativa vs. Culpa (anos pré-escolares de 3 a 5 anos);
Estágio 4: Diligência vs. Inferioridade (anos do ensino fundamental de 6 a 11 anos);
Estágio 5: Identidade vs. Confusão (adolescência de 12 a 18 anos);
Estágio 6: Intimidade vs. Isolamento (jovem adulto de 18 a 40 anos);
Estágio 7: Generatividade vs. Estagnação (meia-idade de 40 a 65);
Estágio 8: Integridade vs. Desespero (maioridade ou velhice de 65 anos até a morte).
Como os demais módulos, este foi mais um módulo muito interessante que apresentou novamente as teorias behavioristas e seus principais estudiosos, que são Watson e Skinner, bem como apresentou novamente reforçando os aprendizados sobre as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos que são Vygotsky e Piaget. E finalmente apresentou os aprendizados das teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos que são Freud e Erikson.
Como as abordagens behavioristas e cognitivistas já foram abordadas módulos anteriores, darei ênfase em fazer uma breve resenha sobre o que foi apresentado sobre a psicanálise tanto por Freud que é considerado seu criador, seu idealizador, quanto por Erikson que foi um importante teórico da psicanálise, que contribuiu significativamente para a compreensão do desenvolvimento humano.
A ênfase da psicanálise freudiana está nos aspectos psicossexuais do desenvolvimento humano. Freud considera que a libido marca e influencia todas as experiências humanas; assim sendo, a interação dos indivíduos com o meio se dá em uma constante busca pela satisfação do prazer.
Na qual para Freud, a psique humana está organizada em três diferentes estruturas: id, ego e superego; bem como o desenvolvimento humano é composto por cinco diferentes fases: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital.
Já Erikson através de seus estudos e pesquisas preconizou que existiam 8 estágios durante toda a vida do indivíduo e que em cada etapa do desenvolvimento humano enfrenta uma crise psicossocial que contribui para a formação da personalidade, que são elas:
Estágio 1: Confiança vs. Desconfiança (Infância desde o nascimento até aos 18 meses);
Estágio 2: Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (crianças de 18 meses a três anos);
Estágio 3: Iniciativa vs. Culpa (anos pré-escolares de 3 a 5 anos);
Estágio 4: Diligência vs. Inferioridade (anos do ensino fundamental de 6 a 11 anos);
Estágio 5: Identidade vs. Confusão (adolescência de 12 a 18 anos);
Estágio 6: Intimidade vs. Isolamento (jovem adulto de 18 a 40 anos);
Estágio 7: Generatividade vs. Estagnação (meia-idade de 40 a 65);
Estágio 8: Integridade vs. Desespero (maioridade ou velhice de 65 anos até a morte).