Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais teorias do desenvolvimento humano

Como os demais módulos, este foi mais um módulo muito interessante que apresentou novamente as teorias behavioristas e seus principais estudiosos, que são Watson e Skinner, bem como apresentou novamente reforçando os aprendizados sobre as teorias cognitivistas e seus principais estudiosos que são Vygotsky e Piaget. E finalmente apresentou os aprendizados das teorias psicanalíticas e seus principais estudiosos que são Freud e Erikson.

Como as abordagens behavioristas e cognitivistas já foram abordadas módulos anteriores, darei ênfase em fazer uma breve resenha sobre o que foi apresentado sobre a psicanálise tanto por Freud que é considerado seu criador, seu idealizador, quanto por Erikson que foi um importante teórico da psicanálise, que contribuiu significativamente para a compreensão do desenvolvimento humano.

A ênfase da psicanálise freudiana está nos aspectos psicossexuais do desenvolvimento humano. Freud considera que a libido marca e influencia todas as experiências humanas; assim sendo, a interação dos indivíduos com o meio se dá em uma constante busca pela satisfação do prazer.
Na qual para Freud, a psique humana está organizada em três diferentes estruturas: id, ego e superego; bem como o desenvolvimento humano é composto por cinco diferentes fases: fase oral, fase anal, fase fálica, período de latência e fase genital.

Já Erikson através de seus estudos e pesquisas preconizou que existiam 8 estágios durante toda a vida do indivíduo e que em cada etapa do desenvolvimento humano enfrenta uma crise psicossocial que contribui para a formação da personalidade, que são elas:

Estágio 1: Confiança vs. Desconfiança (Infância desde o nascimento até aos 18 meses);

Estágio 2: Autonomia vs. Vergonha e Dúvida (crianças de 18 meses a três anos);

Estágio 3: Iniciativa vs. Culpa (anos pré-escolares de 3 a 5 anos);

Estágio 4: Diligência vs. Inferioridade (anos do ensino fundamental de 6 a 11 anos);

Estágio 5: Identidade vs. Confusão (adolescência de 12 a 18 anos);

Estágio 6: Intimidade vs. Isolamento (jovem adulto de 18 a 40 anos);

Estágio 7: Generatividade vs. Estagnação (meia-idade de 40 a 65);

Estágio 8: Integridade vs. Desespero (maioridade ou velhice de 65 anos até a morte).