Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais teorias do desenvolvimento humano

Uma das primeiras teorias do desenvolvimento humano está a Gestalt que posiciona o ser humano com estruturas físicas que aprende a usá-la a medida que cresce, se desenvolve, ou seja, não haveria um desenvolvimento, apenas um aprendizado de manuseio das estruturas já existentes. A Psicanálise, iniciada por Freud, consiste nos impulsos inconscientes e seus efeitos sobre nossos comportamentos. Nossa mente é dividida em 3 áreas: Id, Ego e Superego. O Id é totalmente inconsciente e é regido pelo desejo imediato. O Ego é parcialmente inconsciente e realiza os desejos vindos do Id. Já o Superego atua como moderador das ações, é regido pela justiça e pela moral. A teoria Cognitivista de Jean Piaget é regida pelo processo de equilibração progressiva. Para a teoria do Behaviorismo o comportamento humano é regido por estímulo e resposta.

Temos três vertentes relacionadas ao desenvolvimento humano: são elas:

Temos o behaviorismo o qual estuda do desenvolvimento humano por meio da observação e da análise de aspectos do comportamento. O comportamento, nada mais é, do que a interação dos indivíduos com o meio e com outros indivíduos.

Na sequência temos as teorias cognitivistas que diferenciam se das teorias comportamentalistas ao analisarem os processos mentais para compreender a aprendizagem desenvolvimento humano. A corrente cognitivistas acredita que a aprendizagem e o desenvolvimento se dão mediante um processo de acumulação de respostas e de adaptações sucessivas ao meio em que estão.

E por fim temos as teorias psicanalíticas, as quais se originam de concepções e práticas psicanalíticas distintas. Ressaltando que cada teoria surge de especificidades do seu autor e dos impasses enfrentados em determinados ápices da história. A psicanálise surgiu com Sigmund Freud e contou com as teorias do teórico Erikson. Os mesmos tinham pensamentos divergentes, pois, Freud acreditava que o desenvolvimento humano possuía uma base psicossexual e Erikson acreditava que o desenvolvimento humano possuía uma base psicossocial.