Principais teorias do desenvolvimento humano
Citação de Katia Jeane Alves Mota em setembro 12, 2024, 6:19 pmAs principais teoria apresentadas, estudam o desenvolvimento humano sob diferentes perspectivas. 1. As Teorias Behavioristas, representadas, principalmente, por Watson e Skinner, deram enfoque ao estudo do comportamento humano. Com Watson, criador do behaviorismo, tem início a psicologia científica, baseada no estudo do comportamento humano a partir do uso de métodos e análise dos resultados. O comportamento passou a ser analisado sob a perspectiva dos resultado observáveis da exposição do indivíduo à estímulos externos. Assim, com o tempo, o psicólogo seria capaz de deduzir possíveis respostas de determinados estímulos. Já para Skinner, que deu origem ao behaviorismo radical, o comportamento seria resultado de estímulos do ambiente e de mecanismos próprios do indivíduo, mesmo sem a presença de estímulos externos. O indivíduo poderia apresenta comportamento reflexo, resultante de sua interação com o meio, e comportamento operante, quando o indivíduo reagia aos estímulos ou mesmo na ausência deles. Ainda, de acordo com Skinner, o indivíduo reagiria de forma diferente se exposto a reforços positivos e punitivos. Assim, o reforço positivo promoveria a continuação do comportamento, enquanto o reforço punitivo anularia a repetição do comportamento; 2. As Teorias Cognitivistas, representadas por Piaget e Vygotsky, deram enfoque à aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, como resultado da acumulação e respostas adaptativas ao meio. Para Vygotsky, em particular, o desenvolvimento cognitivo ocorria em duas esferas, a primitiva (ou biológica) e a superior (resultado do desenvolvimento sociocultural) , e era resultado das interações com o meio (sociointeracionismo), de acordo com o período histórico. Já Piaget, procurava entender a origem e evolução do conhecimento humano, as estruturas cognitivas e o conhecimento humano a partir do interacionismo construtivista. Ele definiu as quatro fases do desenvolvimento cognitivo, de acordo com as idades e características próprias: sensório-motor (0 à 2 anos), pré-operatório (2 à 7 anos), operatório concreto (7 à 11 anos) e operatório formal (12 anos até a fase adulta). 3. As Teorias Psicanalíticas tiveram como precursores Freud e Erikson. Historicamente, a psicanálise teve origem com Freud, a partir de seus estudos sobre a psique humana (Id, Ego e Superego), com foco nas disfunções psicossexuais relacionadas ao desenvolvimento humano. Segundo Freud, as interações sociais ocorrem pela busca constante de satisfação do prazer. Já Erikson, defendia que o desenvolvimento humano tinha base psicossocial, de acordo com as fases da vida. Segundo ele, em cada fase era desencadeada uma crise determinada, que impulsionaria ou estagnaria o desenvolvimento humano.
As principais teoria apresentadas, estudam o desenvolvimento humano sob diferentes perspectivas. 1. As Teorias Behavioristas, representadas, principalmente, por Watson e Skinner, deram enfoque ao estudo do comportamento humano. Com Watson, criador do behaviorismo, tem início a psicologia científica, baseada no estudo do comportamento humano a partir do uso de métodos e análise dos resultados. O comportamento passou a ser analisado sob a perspectiva dos resultado observáveis da exposição do indivíduo à estímulos externos. Assim, com o tempo, o psicólogo seria capaz de deduzir possíveis respostas de determinados estímulos. Já para Skinner, que deu origem ao behaviorismo radical, o comportamento seria resultado de estímulos do ambiente e de mecanismos próprios do indivíduo, mesmo sem a presença de estímulos externos. O indivíduo poderia apresenta comportamento reflexo, resultante de sua interação com o meio, e comportamento operante, quando o indivíduo reagia aos estímulos ou mesmo na ausência deles. Ainda, de acordo com Skinner, o indivíduo reagiria de forma diferente se exposto a reforços positivos e punitivos. Assim, o reforço positivo promoveria a continuação do comportamento, enquanto o reforço punitivo anularia a repetição do comportamento; 2. As Teorias Cognitivistas, representadas por Piaget e Vygotsky, deram enfoque à aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, como resultado da acumulação e respostas adaptativas ao meio. Para Vygotsky, em particular, o desenvolvimento cognitivo ocorria em duas esferas, a primitiva (ou biológica) e a superior (resultado do desenvolvimento sociocultural) , e era resultado das interações com o meio (sociointeracionismo), de acordo com o período histórico. Já Piaget, procurava entender a origem e evolução do conhecimento humano, as estruturas cognitivas e o conhecimento humano a partir do interacionismo construtivista. Ele definiu as quatro fases do desenvolvimento cognitivo, de acordo com as idades e características próprias: sensório-motor (0 à 2 anos), pré-operatório (2 à 7 anos), operatório concreto (7 à 11 anos) e operatório formal (12 anos até a fase adulta). 3. As Teorias Psicanalíticas tiveram como precursores Freud e Erikson. Historicamente, a psicanálise teve origem com Freud, a partir de seus estudos sobre a psique humana (Id, Ego e Superego), com foco nas disfunções psicossexuais relacionadas ao desenvolvimento humano. Segundo Freud, as interações sociais ocorrem pela busca constante de satisfação do prazer. Já Erikson, defendia que o desenvolvimento humano tinha base psicossocial, de acordo com as fases da vida. Segundo ele, em cada fase era desencadeada uma crise determinada, que impulsionaria ou estagnaria o desenvolvimento humano.