Principais teorias do Desenvolvimento Humano
Citação de Liliane Lima em setembro 28, 2024, 3:32 pm
- Teoria Psicanalítica (Sigmund Freud):Foca no desenvolvimento psicossexual. Propõe que a personalidade é formada através de conflitos entre impulsos biológicos e normas sociais. Divide o desenvolvimento em cinco estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo (Jean Piaget):
Enfatiza como as crianças constroem conhecimento ativamente. Identifica quatro estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
- Teoria Sociocultural (Lev Vygotsky):
Destaca a importância da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Introduz o conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, que é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
- Behaviorismo (John Watson e B.F. Skinner):
Enfatiza o papel do ambiente e da aprendizagem através de condicionamento. Propõe que o comportamento é moldado por reforços e punições.
Essas teorias oferecem diferentes perspectivas sobre como os seres humanos se desenvolvem ao longo da vida, cada uma com suas próprias ênfases e contribuições únicas para a psicologia do desenvolvimento.
- Teoria Psicanalítica (Sigmund Freud):Foca no desenvolvimento psicossexual. Propõe que a personalidade é formada através de conflitos entre impulsos biológicos e normas sociais. Divide o desenvolvimento em cinco estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo (Jean Piaget):
Enfatiza como as crianças constroem conhecimento ativamente. Identifica quatro estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
- Teoria Sociocultural (Lev Vygotsky):
Destaca a importância da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Introduz o conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, que é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
- Behaviorismo (John Watson e B.F. Skinner):
Enfatiza o papel do ambiente e da aprendizagem através de condicionamento. Propõe que o comportamento é moldado por reforços e punições.
Essas teorias oferecem diferentes perspectivas sobre como os seres humanos se desenvolvem ao longo da vida, cada uma com suas próprias ênfases e contribuições únicas para a psicologia do desenvolvimento.