Principais teorias do desenvolvimento humano
Citação de Tuany Gabrielle da Silva Rodrigues em abril 3, 2025, 8:40 pmO desenvolvimento humano pode ser estudado a partir de diferentes frentes teóricas. Existem três grandes teorias: Behavioristas, Cognitivistas e Psicanaliticas.
Os estágios do desenvolvimento humano propostos por Henri Wallon são: Impulsivo-emocional, Sensório-motor e projetivo, Personalismo, Categorial, Puberdade.
Wallon considerava o desenvolvimento humano um processo dialético, marcado por estágios com características próprias. Ele acreditava que a criança é um ser biológico e social, indissociavelmente complementares para o seu desenvolvimento.Wallon fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos: Afetividade, Movimento, Inteligência, Formação do eu.Algumas características de cada estágio:
- Impulsivo-emocional: Ocorre no primeiro ano de vida, e é predominantemente afetivo.
- Sensório-motor e projetivo: Vai até os três anos, e a criança adquire a marcha e a prensão.
- Personalismo: Ocorre dos três aos seis anos, e a criança desenvolve a consciência de si.
- Categorial: Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e a conquista do mundo exterior.
- Predominância funcional: Ocorre nova definição dos contornos da personalidade.
O superego se forma a partir da adaptação do ego às regras e convenções sociais. É responsável pela formação de um senso crítico, da concepção sobre o que é certo ou o que é errado. O superego fundamenta os julgamentos e juízos de valor realizados. Segundo Freud, o superego começa a surgir por volta dos cinco anos de idade e atua para controlar os impulsos inaceitáveis do id e também para induzir o ego a atuar fundamentado em ideias, em vez de em possibilidades reais. O id, o ego e o superego não são três estruturas da psique humana separadas e com fronteiras definidas; pelo contrário, são diferentes processos e funções dinâmicas que ocorrem simultaneamente.
A formação da identidade é um processo integrador das transformações pessoais, das exigências sociais e das expectativas em relação ao futuro.
O desenvolvimento humano pode ser estudado a partir de diferentes frentes teóricas. Existem três grandes teorias: Behavioristas, Cognitivistas e Psicanaliticas.
Os estágios do desenvolvimento humano propostos por Henri Wallon são: Impulsivo-emocional, Sensório-motor e projetivo, Personalismo, Categorial, Puberdade.
- Impulsivo-emocional: Ocorre no primeiro ano de vida, e é predominantemente afetivo.
- Sensório-motor e projetivo: Vai até os três anos, e a criança adquire a marcha e a prensão.
- Personalismo: Ocorre dos três aos seis anos, e a criança desenvolve a consciência de si.
- Categorial: Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e a conquista do mundo exterior.
- Predominância funcional: Ocorre nova definição dos contornos da personalidade.
O superego se forma a partir da adaptação do ego às regras e convenções sociais. É responsável pela formação de um senso crítico, da concepção sobre o que é certo ou o que é errado. O superego fundamenta os julgamentos e juízos de valor realizados. Segundo Freud, o superego começa a surgir por volta dos cinco anos de idade e atua para controlar os impulsos inaceitáveis do id e também para induzir o ego a atuar fundamentado em ideias, em vez de em possibilidades reais. O id, o ego e o superego não são três estruturas da psique humana separadas e com fronteiras definidas; pelo contrário, são diferentes processos e funções dinâmicas que ocorrem simultaneamente.
A formação da identidade é um processo integrador das transformações pessoais, das exigências sociais e das expectativas em relação ao futuro.