Principais teorias do desenvolvimento humano
Citação de Amanda Araujo em abril 22, 2025, 6:26 pmWatson é considerado o pai do behaviorismo. Ele propôs que a psicologia deveria focar apenas no que pode ser observado e medido – ou seja, o comportamento, não os pensamentos ou sentimentos internos.
Principais ideias:
- O comportamento é aprendido através da interação com o ambiente.
- Rejeitou o estudo da mente ou da consciência, porque são subjetivos.
- Baseou-se em estudos como o experimento com o Pequeno Albert, onde uma criança foi condicionada a sentir medo de um rato branco ao associá-lo com um som alto e desagradável.
- Inspirado pelo condicionamento clássico de Pavlov (estímulo → resposta).
Skinner expandiu o trabalho de Watson, mas trouxe uma abordagem mais complexa, chamada de behaviorismo radical. Ele focou no condicionamento operante, ou seja, como os comportamentos são moldados por suas consequências.
Principais ideias:
- O comportamento é influenciado pelo que vem depois dele (reforços ou punições).
- Introduziu os conceitos de:
- Reforço positivo (recompensa que aumenta um comportamento)
- Reforço negativo (remoção de algo desagradável para aumentar um comportamento)
- Punição (para diminuir um comportamento)
- Criou a Caixa de Skinner, onde treinava animais a realizar tarefas em troca de recompensas.
Característica Watson (Behaviorismo Clássico) Skinner (Behaviorismo Radical) Foco principal Estímulo → Resposta Consequência do comportamento Tipo de aprendizado Condicionamento clássico Condicionamento operante Papel da mente Ignorado Considerada irrelevante para a análise Método Observação de comportamentos Reforço e punição para moldar ações
Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo acontece em estágios, e que a criança é como um "pequeno cientista", construindo seu conhecimento a partir da interação com o ambiente.
Principais ideias:
- A aprendizagem é resultado de descobertas individuais.
- O desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas sequenciais e universais.
- A criança constrói o conhecimento ativamente.
- Conceitos-chave:
- Esquemas mentais: estruturas de pensamento que organizam informações.
- Assimilação: encaixar novas experiências em esquemas já existentes.
- Acomodação: mudar o esquema para se adaptar a novas experiências.
- Equilibração: busca de equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Estágios do desenvolvimento (Piaget):
- Sensório-motor (0-2 anos): conhecimento por meio dos sentidos e ações.
- Pré-operatório (2-7 anos): linguagem e pensamento simbólico, mas ainda egocêntrico.
- Operações concretas (7-11 anos): pensamento lógico sobre situações concretas.
- Operações formais (12+): pensamento abstrato e hipotético.
Lev Vygotsky (1896–1934) – Sociointeracionismo
Vygotsky acreditava que o aprendizado é fundamentalmente social. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre através da interação com outras pessoas, especialmente adultos ou colegas mais experientes.
Principais ideias:
- A aprendizagem precede o desenvolvimento.
- O conhecimento é construído com a mediação social e cultural.
- Conceitos-chave:
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que consegue com ajuda.
- Mediação: o adulto ou colega atua como mediador no aprendizado.
- Instrumentos culturais: linguagem, símbolos e ferramentas são essenciais para o desenvolvimento.
Exemplo prático:
Uma criança não sabe resolver um problema de matemática sozinha, mas consegue com a ajuda de um colega. Isso está dentro da ZDP — um momento ideal para a aprendizagem.
Resumo comparativo:
Característica Piaget (Construtivismo) Vygotsky (Sociointeracionismo) Papel do social Secundário Essencial (aprendizado é social) Desenvolvimento x Aprendizagem Desenvolvimento vem antes da aprendizagem Aprendizagem impulsiona o desenvolvimento Método principal Descoberta individual Interação e mediação Foco Estágios do desenvolvimento cognitivo Influência da cultura e linguagem Zona de Desenvolvimento Não tem esse conceito Cria a ZDP
Sigmund Freud (1856–1939) – Teoria Psicosexual
Freud é o pai da psicanálise. Ele acreditava que a personalidade se forma nos primeiros anos de vida, com base nas experiências relacionadas a impulsos instintivos, principalmente sexuais e agressivos.
Principais ideias:
- O comportamento humano é motivado por forças inconscientes.
- A personalidade tem três estruturas:
- Id (isso): instintos, desejos, prazer imediato.
- Ego (eu): equilíbrio entre o id e a realidade.
- Superego (supereu): valores, normas morais.
- O desenvolvimento ocorre em 5 estágios psicosexuais.
Estágios do desenvolvimento psicosexual:
- Oral (0-1 ano): prazer na boca (mamar, chupar).
- Anal (1-3 anos): prazer no controle das fezes (educação do troninho).
- Fálica (3-6 anos): descoberta dos genitais; complexo de Édipo/Electra.
- Latência (6-11 anos): energia sexual "adormecida", foco em socialização.
- Genital (adolescência em diante): maturidade sexual e emocional.
Freud acreditava que traumas ou fixações em qualquer fase poderiam afetar a personalidade adulta.
Erik Erikson (1902–1994) – Teoria Psicossocial
Erikson foi influenciado por Freud, mas ampliou sua visão: ele acreditava que o desenvolvimento dura a vida inteira e é marcado por conflitos sociais e emocionais em cada fase.
Principais ideias:
- Cada estágio da vida envolve um conflito que precisa ser resolvido.
- Se o conflito for bem resolvido, a pessoa avança com saúde emocional.
- O desenvolvimento ocorre em 8 estágios psicossociais, do nascimento à velhice.
Estágios do desenvolvimento psicossocial (resumo):
Estágio Idade Conflito principal 1. Confiança vs. Desconfiança 0-1 ano Confiança no cuidador 2. Autonomia vs. Vergonha 1-3 anos Desejo de independência 3. Iniciativa vs. Culpa 3-6 anos Tomar iniciativa sem medo de errar 4. Diligência vs. Inferioridade 6-12 anos Sentir-se competente 5. Identidade vs. Confusão 12-18 anos Construção da identidade 6. Intimidade vs. Isolamento Início da vida adulta Relacionamentos íntimos 7. Generatividade vs. Estagnação Meia-idade Contribuir com a sociedade 8. Integridade vs. Desespero Velhice Sentimento de realização ou arrependimento Comparativo: Freud x Erikson
Característica Freud (Psicosexual) Erikson (Psicossocial) Enfoque Impulsos sexuais e inconscientes Conflitos sociais e emocionais Desenvolvimento Termina na adolescência Continua por toda a vida Estágios 5 estágios 8 estágios Principal força motivadora Prazer (libido) Busca por identidade e integração social Ênfase Inconsciente Relações sociais
Watson é considerado o pai do behaviorismo. Ele propôs que a psicologia deveria focar apenas no que pode ser observado e medido – ou seja, o comportamento, não os pensamentos ou sentimentos internos.
Principais ideias:
- O comportamento é aprendido através da interação com o ambiente.
- Rejeitou o estudo da mente ou da consciência, porque são subjetivos.
- Baseou-se em estudos como o experimento com o Pequeno Albert, onde uma criança foi condicionada a sentir medo de um rato branco ao associá-lo com um som alto e desagradável.
- Inspirado pelo condicionamento clássico de Pavlov (estímulo → resposta).
Skinner expandiu o trabalho de Watson, mas trouxe uma abordagem mais complexa, chamada de behaviorismo radical. Ele focou no condicionamento operante, ou seja, como os comportamentos são moldados por suas consequências.
Principais ideias:
- O comportamento é influenciado pelo que vem depois dele (reforços ou punições).
- Introduziu os conceitos de:
- Reforço positivo (recompensa que aumenta um comportamento)
- Reforço negativo (remoção de algo desagradável para aumentar um comportamento)
- Punição (para diminuir um comportamento)
- Criou a Caixa de Skinner, onde treinava animais a realizar tarefas em troca de recompensas.
Característica | Watson (Behaviorismo Clássico) | Skinner (Behaviorismo Radical) |
Foco principal | Estímulo → Resposta | Consequência do comportamento |
Tipo de aprendizado | Condicionamento clássico | Condicionamento operante |
Papel da mente | Ignorado | Considerada irrelevante para a análise |
Método | Observação de comportamentos | Reforço e punição para moldar ações |
Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo acontece em estágios, e que a criança é como um "pequeno cientista", construindo seu conhecimento a partir da interação com o ambiente.
Principais ideias:
- A aprendizagem é resultado de descobertas individuais.
- O desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas sequenciais e universais.
- A criança constrói o conhecimento ativamente.
- Conceitos-chave:
- Esquemas mentais: estruturas de pensamento que organizam informações.
- Assimilação: encaixar novas experiências em esquemas já existentes.
- Acomodação: mudar o esquema para se adaptar a novas experiências.
- Equilibração: busca de equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Estágios do desenvolvimento (Piaget):
- Sensório-motor (0-2 anos): conhecimento por meio dos sentidos e ações.
- Pré-operatório (2-7 anos): linguagem e pensamento simbólico, mas ainda egocêntrico.
- Operações concretas (7-11 anos): pensamento lógico sobre situações concretas.
- Operações formais (12+): pensamento abstrato e hipotético.
Lev Vygotsky (1896–1934) – Sociointeracionismo
Vygotsky acreditava que o aprendizado é fundamentalmente social. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre através da interação com outras pessoas, especialmente adultos ou colegas mais experientes.
Principais ideias:
- A aprendizagem precede o desenvolvimento.
- O conhecimento é construído com a mediação social e cultural.
- Conceitos-chave:
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que consegue com ajuda.
- Mediação: o adulto ou colega atua como mediador no aprendizado.
- Instrumentos culturais: linguagem, símbolos e ferramentas são essenciais para o desenvolvimento.
Exemplo prático:
Uma criança não sabe resolver um problema de matemática sozinha, mas consegue com a ajuda de um colega. Isso está dentro da ZDP — um momento ideal para a aprendizagem.
Resumo comparativo:
Característica | Piaget (Construtivismo) | Vygotsky (Sociointeracionismo) |
Papel do social | Secundário | Essencial (aprendizado é social) |
Desenvolvimento x Aprendizagem | Desenvolvimento vem antes da aprendizagem | Aprendizagem impulsiona o desenvolvimento |
Método principal | Descoberta individual | Interação e mediação |
Foco | Estágios do desenvolvimento cognitivo | Influência da cultura e linguagem |
Zona de Desenvolvimento | Não tem esse conceito | Cria a ZDP |
Sigmund Freud (1856–1939) – Teoria Psicosexual
Freud é o pai da psicanálise. Ele acreditava que a personalidade se forma nos primeiros anos de vida, com base nas experiências relacionadas a impulsos instintivos, principalmente sexuais e agressivos.
Principais ideias:
- O comportamento humano é motivado por forças inconscientes.
- A personalidade tem três estruturas:
- Id (isso): instintos, desejos, prazer imediato.
- Ego (eu): equilíbrio entre o id e a realidade.
- Superego (supereu): valores, normas morais.
- O desenvolvimento ocorre em 5 estágios psicosexuais.
Estágios do desenvolvimento psicosexual:
- Oral (0-1 ano): prazer na boca (mamar, chupar).
- Anal (1-3 anos): prazer no controle das fezes (educação do troninho).
- Fálica (3-6 anos): descoberta dos genitais; complexo de Édipo/Electra.
- Latência (6-11 anos): energia sexual "adormecida", foco em socialização.
- Genital (adolescência em diante): maturidade sexual e emocional.
Freud acreditava que traumas ou fixações em qualquer fase poderiam afetar a personalidade adulta.
Erik Erikson (1902–1994) – Teoria Psicossocial
Erikson foi influenciado por Freud, mas ampliou sua visão: ele acreditava que o desenvolvimento dura a vida inteira e é marcado por conflitos sociais e emocionais em cada fase.
Principais ideias:
- Cada estágio da vida envolve um conflito que precisa ser resolvido.
- Se o conflito for bem resolvido, a pessoa avança com saúde emocional.
- O desenvolvimento ocorre em 8 estágios psicossociais, do nascimento à velhice.
Estágios do desenvolvimento psicossocial (resumo):
Estágio | Idade | Conflito principal |
1. Confiança vs. Desconfiança | 0-1 ano | Confiança no cuidador |
2. Autonomia vs. Vergonha | 1-3 anos | Desejo de independência |
3. Iniciativa vs. Culpa | 3-6 anos | Tomar iniciativa sem medo de errar |
4. Diligência vs. Inferioridade | 6-12 anos | Sentir-se competente |
5. Identidade vs. Confusão | 12-18 anos | Construção da identidade |
6. Intimidade vs. Isolamento | Início da vida adulta | Relacionamentos íntimos |
7. Generatividade vs. Estagnação | Meia-idade | Contribuir com a sociedade |
8. Integridade vs. Desespero | Velhice | Sentimento de realização ou arrependimento |
Comparativo: Freud x Erikson
Característica | Freud (Psicosexual) | Erikson (Psicossocial) |
Enfoque | Impulsos sexuais e inconscientes | Conflitos sociais e emocionais |
Desenvolvimento | Termina na adolescência | Continua por toda a vida |
Estágios | 5 estágios | 8 estágios |
Principal força motivadora | Prazer (libido) | Busca por identidade e integração social |
Ênfase | Inconsciente | Relações sociais |