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Principais teorias do desenvolvimento humano

Watson é considerado o pai do behaviorismo. Ele propôs que a psicologia deveria focar apenas no que pode ser observado e medido – ou seja, o comportamento, não os pensamentos ou sentimentos internos.

 Principais ideias:

  • O comportamento é aprendido através da interação com o ambiente.
  • Rejeitou o estudo da mente ou da consciência, porque são subjetivos.
  • Baseou-se em estudos como o experimento com o Pequeno Albert, onde uma criança foi condicionada a sentir medo de um rato branco ao associá-lo com um som alto e desagradável.
  • Inspirado pelo condicionamento clássico de Pavlov (estímulo → resposta).

Skinner expandiu o trabalho de Watson, mas trouxe uma abordagem mais complexa, chamada de behaviorismo radical. Ele focou no condicionamento operante, ou seja, como os comportamentos são moldados por suas consequências.

Principais ideias:

  • O comportamento é influenciado pelo que vem depois dele (reforços ou punições).
  • Introduziu os conceitos de:
    • Reforço positivo (recompensa que aumenta um comportamento)
    • Reforço negativo (remoção de algo desagradável para aumentar um comportamento)
    • Punição (para diminuir um comportamento)
  • Criou a Caixa de Skinner, onde treinava animais a realizar tarefas em troca de recompensas.

 

Característica Watson (Behaviorismo Clássico) Skinner (Behaviorismo Radical)
Foco principal Estímulo → Resposta Consequência do comportamento
Tipo de aprendizado Condicionamento clássico Condicionamento operante
Papel da mente Ignorado Considerada irrelevante para a análise
Método Observação de comportamentos Reforço e punição para moldar ações

 

 

Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo acontece em estágios, e que a criança é como um "pequeno cientista", construindo seu conhecimento a partir da interação com o ambiente.

Principais ideias:

  • A aprendizagem é resultado de descobertas individuais.
  • O desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas sequenciais e universais.
  • A criança constrói o conhecimento ativamente.
  • Conceitos-chave:
    • Esquemas mentais: estruturas de pensamento que organizam informações.
    • Assimilação: encaixar novas experiências em esquemas já existentes.
    • Acomodação: mudar o esquema para se adaptar a novas experiências.
    • Equilibração: busca de equilíbrio entre assimilação e acomodação.

Estágios do desenvolvimento (Piaget):

  1. Sensório-motor (0-2 anos): conhecimento por meio dos sentidos e ações.
  2. Pré-operatório (2-7 anos): linguagem e pensamento simbólico, mas ainda egocêntrico.
  3. Operações concretas (7-11 anos): pensamento lógico sobre situações concretas.
  4. Operações formais (12+): pensamento abstrato e hipotético.

 Lev Vygotsky (1896–1934) – Sociointeracionismo

Vygotsky acreditava que o aprendizado é fundamentalmente social. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre através da interação com outras pessoas, especialmente adultos ou colegas mais experientes.

 Principais ideias:

  • A aprendizagem precede o desenvolvimento.
  • O conhecimento é construído com a mediação social e cultural.
  • Conceitos-chave:
    • Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que consegue com ajuda.
    • Mediação: o adulto ou colega atua como mediador no aprendizado.
    • Instrumentos culturais: linguagem, símbolos e ferramentas são essenciais para o desenvolvimento.

 Exemplo prático:

Uma criança não sabe resolver um problema de matemática sozinha, mas consegue com a ajuda de um colega. Isso está dentro da ZDP — um momento ideal para a aprendizagem.

Resumo comparativo:

Característica Piaget (Construtivismo) Vygotsky (Sociointeracionismo)
Papel do social Secundário Essencial (aprendizado é social)
Desenvolvimento x Aprendizagem Desenvolvimento vem antes da aprendizagem Aprendizagem impulsiona o desenvolvimento
Método principal Descoberta individual Interação e mediação
Foco Estágios do desenvolvimento cognitivo Influência da cultura e linguagem
Zona de Desenvolvimento Não tem esse conceito Cria a ZDP

 

 

 

Sigmund Freud (1856–1939) – Teoria Psicosexual

Freud é o pai da psicanálise. Ele acreditava que a personalidade se forma nos primeiros anos de vida, com base nas experiências relacionadas a impulsos instintivos, principalmente sexuais e agressivos.

Principais ideias:

  • O comportamento humano é motivado por forças inconscientes.
  • A personalidade tem três estruturas:
    • Id (isso): instintos, desejos, prazer imediato.
    • Ego (eu): equilíbrio entre o id e a realidade.
    • Superego (supereu): valores, normas morais.
  • O desenvolvimento ocorre em 5 estágios psicosexuais.

 Estágios do desenvolvimento psicosexual:

  1. Oral (0-1 ano): prazer na boca (mamar, chupar).
  2. Anal (1-3 anos): prazer no controle das fezes (educação do troninho).
  3. Fálica (3-6 anos): descoberta dos genitais; complexo de Édipo/Electra.
  4. Latência (6-11 anos): energia sexual "adormecida", foco em socialização.
  5. Genital (adolescência em diante): maturidade sexual e emocional.

Freud acreditava que traumas ou fixações em qualquer fase poderiam afetar a personalidade adulta.

 Erik Erikson (1902–1994) – Teoria Psicossocial

Erikson foi influenciado por Freud, mas ampliou sua visão: ele acreditava que o desenvolvimento dura a vida inteira e é marcado por conflitos sociais e emocionais em cada fase.

 Principais ideias:

  • Cada estágio da vida envolve um conflito que precisa ser resolvido.
  • Se o conflito for bem resolvido, a pessoa avança com saúde emocional.
  • O desenvolvimento ocorre em 8 estágios psicossociais, do nascimento à velhice.

 Estágios do desenvolvimento psicossocial (resumo):

Estágio Idade Conflito principal
1. Confiança vs. Desconfiança 0-1 ano Confiança no cuidador
2. Autonomia vs. Vergonha 1-3 anos Desejo de independência
3. Iniciativa vs. Culpa 3-6 anos Tomar iniciativa sem medo de errar
4. Diligência vs. Inferioridade 6-12 anos Sentir-se competente
5. Identidade vs. Confusão 12-18 anos Construção da identidade
6. Intimidade vs. Isolamento Início da vida adulta Relacionamentos íntimos
7. Generatividade vs. Estagnação Meia-idade Contribuir com a sociedade
8. Integridade vs. Desespero Velhice Sentimento de realização ou arrependimento

 Comparativo: Freud x Erikson

Característica Freud (Psicosexual) Erikson (Psicossocial)
Enfoque Impulsos sexuais e inconscientes Conflitos sociais e emocionais
Desenvolvimento Termina na adolescência Continua por toda a vida
Estágios 5 estágios 8 estágios
Principal força motivadora Prazer (libido) Busca por identidade e integração social
Ênfase Inconsciente Relações sociais