Principais teorias do desenvolvimento humano
Citação de Alessandra De Oliveira Octaviano Ascenção em novembro 14, 2025, 2:41 pmNeste módulo pude reconhecer as teorias behavioristas,que focam no comportamento observável e mensurável.Destacam-se como principais estudiosos John B.Watson e o behaviorismo Metodológico (comportamento observável),tinha como foco principal a relação direta entrte estímulo e resposta,seus trabalhos eram baseados em Ivan Pavlov- onde a aprendizagem ocorre por meio da associação entre um estímulo ambiental e uma resposta naturalmente consequente - Condicionamento Clássico;
B.F.Skinner e oBehaviorismo Radical (Reforço e Punição) Condicionamento Operante, a aprendizagem ocorre quando os comportamentos são influenciados por suas consequencias.Comportamentos seguidos de recompensas (reforço positivo) tendem a se repetir, enquanto comportamentos seguidos de consequencias indesejáveis(punição) tendem a diminuir.
Watson focou no estímulo-resposta, enquanto Skinner expandiu o campo para incluir as consequencias do comportamento como o principal fator de aprendizagem.
Em relação as teorias cognitivistas destacam se Piaget e Vigotsky que analisam como o indivíduo constrói conhecimento, mas divergem em ênfase: Piaget foca no desenvolvimento individual e nos estágios sequenciais (Epistemologia Genética), onde a interação com o ambiente é crucial, enquanto Vygotsky destaca a influência do contexto social e cultural (teoria sócio cultural), onde a aprendizagem ocorre através da interação com outros.O aprendizado ocorre dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Quanto as teorias psicanalíticas, destacam-se Freud e Erikson.
Sigmund Freud desenvolveu a teoria psicossexual, que se concentra nos estágios do desenvolvimento infantil( oral,anal,fálico,latencia e genital) e na influência da libido.Erikson expandiu a psicanálise com sua teoria psicossocial, que abrange toda a vida e enfatiza os estágios do desenvolvimento, cada um marcado por um conflito social ou crise(como confiança X desconfiança) que precisa ser resolvido para o desenvolvimento saudável da identidade.
Neste módulo pude reconhecer as teorias behavioristas,que focam no comportamento observável e mensurável.Destacam-se como principais estudiosos John B.Watson e o behaviorismo Metodológico (comportamento observável),tinha como foco principal a relação direta entrte estímulo e resposta,seus trabalhos eram baseados em Ivan Pavlov- onde a aprendizagem ocorre por meio da associação entre um estímulo ambiental e uma resposta naturalmente consequente - Condicionamento Clássico;
B.F.Skinner e oBehaviorismo Radical (Reforço e Punição) Condicionamento Operante, a aprendizagem ocorre quando os comportamentos são influenciados por suas consequencias.Comportamentos seguidos de recompensas (reforço positivo) tendem a se repetir, enquanto comportamentos seguidos de consequencias indesejáveis(punição) tendem a diminuir.
Watson focou no estímulo-resposta, enquanto Skinner expandiu o campo para incluir as consequencias do comportamento como o principal fator de aprendizagem.
Em relação as teorias cognitivistas destacam se Piaget e Vigotsky que analisam como o indivíduo constrói conhecimento, mas divergem em ênfase: Piaget foca no desenvolvimento individual e nos estágios sequenciais (Epistemologia Genética), onde a interação com o ambiente é crucial, enquanto Vygotsky destaca a influência do contexto social e cultural (teoria sócio cultural), onde a aprendizagem ocorre através da interação com outros.O aprendizado ocorre dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Quanto as teorias psicanalíticas, destacam-se Freud e Erikson.
Sigmund Freud desenvolveu a teoria psicossexual, que se concentra nos estágios do desenvolvimento infantil( oral,anal,fálico,latencia e genital) e na influência da libido.Erikson expandiu a psicanálise com sua teoria psicossocial, que abrange toda a vida e enfatiza os estágios do desenvolvimento, cada um marcado por um conflito social ou crise(como confiança X desconfiança) que precisa ser resolvido para o desenvolvimento saudável da identidade.
