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Psicanálise X Behaviorismo

PSICANÁLISE - é uma abordagem iniciada por Sigmund Freud, que também é considerado o pai da psicologia moderna. Ao contrário do Behaviorismo, essa escola de pensamento enfatiza a importância do inconsciente. Freud acreditava que o inconsciente motiva o comportamento. De acordo com a teoria do iceberg, a mente humana compreende o consciente, o pré-consciente e o inconsciente. Enquanto o consciente e o pré-consciente são acessíveis, o inconsciente não é. Isso abriga os medos, necessidades egoístas, motivos violentos, impulsos imorais e assim por diante. Este é o lado mais sombrio da mente humana. Freud acreditava que as expressões inconscientes surgem como sonhos, lapsos de linguagem e maneirismos. Ao falar da personalidade, a concepção freudiana era feita dos três componentes, a saber, id, ego e superego. Ele acreditava que o comportamento é governado pela interação desses três. Id é a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade. Id busca gratificação imediata e opera com base no princípio do prazer. O ego serve como um mediador entre o id e as circunstâncias do mundo externo para facilitar sua interação. Ele mantém as demandas de busca de prazer do id até que um objeto apropriado possa ser encontrado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão. O ego trabalha com o princípio de realidade. O superego tenta inibir completamente a satisfação do id, enquanto o ego apenas adia. O superego trabalha com base no princípio da moralidade.

BEHAVIORISMO - surgiu com a intenção de destacar a importância de estudar o comportamento externo dos indivíduos, em vez de se concentrar na mente humana inobservável. Eles rejeitaram os conceitos mentalistas da psicanálise, como o inconsciente. Surgindo como uma escola de pensamento na década de 1920, foi iniciada por John B. Watson, Ivan Pavlov e B.F Skinner. Os behavioristas enfatizam que o comportamento é uma resposta aos estímulos externos. O Behaviorismo é baseado nos principais pressupostos do determinismo, experimentalismo, otimismo, anti-mentalismo e a ideia de criação contra a natureza. Como essa escola de pensamento exige um grau mais alto de empirismo, o uso de experimentos em ambientes de laboratório com animais como cães, ratos e pombos era visível. O Behaviorismo compreende várias teorias para as quais a teoria do condicionamento clássico de Pavlov e o Condicionamento operante de Skinner são importantes. Ambas as teorias enfatizam diferentes formas de aprendizagem associativa. A teoria do condicionamento clássico de Ivan Pavlov forma associações entre estímulos. Envolve um comportamento que ocorre como uma resposta automática a estímulos. O condicionamento operante, por outro lado, envolve as associações dos organismos às suas próprias ações com consequências. Ações seguidas de reforço aumentam, enquanto aquelas seguidas de punições diminuem. Isso dá uma imagem geral do behaviorismo, onde eles acreditam que o comportamento foi aprendido e é uma reação aos fatores externos.