Psicologia como ciência e as escolas psicológicas
Citação de ADRIANA MARCIA DE LIMA BELEM em abril 14, 2023, 4:46 pmTodas as escolas psicológicas foram influentes na construção da ciência “Psicologia”. No Estruturalismo, como tudo era muito novo nesse campo do estudo da mente, pensava-se de maneira mais óbvia no estudo físico, algo mais visual, palpável. E, com o desenvolvimento dos estudos notou-se que cada mente reagia de forma distinta ao mesmo estímulo, então ficou claro que o caminho era muito profundo. Já no Funcionalismo, acrescentou-se à estrutura da mente as suas funções e adaptações, enriquecendo o leque de respostas a estímulos. Estas duas escolas fizeram contribuições significativas para a psicologia, no entanto, nem o Estruturalismo, nem o Funcionalismo consideraram o inconsciente como importante influência do pensamento e do comportamento humanos. Área de interesse de Sigmund Freud, que não estava satisfeito com examinar apenas o pensamento consciente e começou a estudar também o inconsciente. E fez a conhecida comparação psique humana a um iceberg: onde a pequena parte conhecida e visível seria o consciente; e a parte não visível, desconhecida e muito maior está abaixo da superfície que seria o inconsciente. Freud acreditava que estudar os impulsos e motivos inconscientes levaria a uma compreensão mais completa do indivíduo, criando assim a teoria psicanalítica de Freud. Seu trabalho conduziu o desenvolvimento da primeira forma de psicoterapia, usada, adaptada e modificada por inúmeros terapeutas durante a história da psicologia.
Todas as escolas psicológicas foram influentes na construção da ciência “Psicologia”. No Estruturalismo, como tudo era muito novo nesse campo do estudo da mente, pensava-se de maneira mais óbvia no estudo físico, algo mais visual, palpável. E, com o desenvolvimento dos estudos notou-se que cada mente reagia de forma distinta ao mesmo estímulo, então ficou claro que o caminho era muito profundo. Já no Funcionalismo, acrescentou-se à estrutura da mente as suas funções e adaptações, enriquecendo o leque de respostas a estímulos. Estas duas escolas fizeram contribuições significativas para a psicologia, no entanto, nem o Estruturalismo, nem o Funcionalismo consideraram o inconsciente como importante influência do pensamento e do comportamento humanos. Área de interesse de Sigmund Freud, que não estava satisfeito com examinar apenas o pensamento consciente e começou a estudar também o inconsciente. E fez a conhecida comparação psique humana a um iceberg: onde a pequena parte conhecida e visível seria o consciente; e a parte não visível, desconhecida e muito maior está abaixo da superfície que seria o inconsciente. Freud acreditava que estudar os impulsos e motivos inconscientes levaria a uma compreensão mais completa do indivíduo, criando assim a teoria psicanalítica de Freud. Seu trabalho conduziu o desenvolvimento da primeira forma de psicoterapia, usada, adaptada e modificada por inúmeros terapeutas durante a história da psicologia.