Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia como ciência e as escolas psicológicas

Aprendi neste módulo o desenvolvimento e evolução da  psicologia como ciência e as escolas psicológicas envolvidas. Há 7 mil anos  atrás o ser humanos já tentava por meios rudimentares compreender os fenomenos psicológicos. No Século XVIII, de acordo com Descartes,os nervos eram tubos ocos, através dos quais espiritos de animais conduziam "impulsos". No ´seculo VVIII Franz Josef Gall, médico tinha como argumento que um observador treinado seria capaz de observas a inteligência, caráter , moral e outras características básicas da personalidade, por meio dos caroços e pretuberãncias no crânio de uma pessoa. A Teroria dele deu inicio ao campo da frenologia, empregada por centenas de médicos no século XIX.A psicologia evoluiu muito desde o século XVIII , porém a maioria dos avanços se deu recentemente sendo a Psicologia uma ciência jovem, portanto o inicio formal da Psicologia como disciplina cientifica se deu no final do século XIX, quando Wilhelm naa Alemanha estabeleceu o primeiro laboratório experimental dedicado aos fenômenos psicológicos.

Aprendi sobre: _ Estruturalismo "de Wundt" e a Introspecção , Psicanalise e o Behaviorismo , Psicologia Sociohistorifica Gestalt, Humanismo , Cognitivismo, Associacionismo a psicologia e a neuropsicologia.

Surgiu a enfase na perspectiva  Neurocientifica, Cognitiva,Comportamental, Humanista, Psicodinâmica.

Aprendi também sobre as escolas psicológicas.

Um fato marcante  e histórico que aprendi aqui que me surpreendeu; sobre a época em que existiam muitos preconceitos sociais quanto a participação das mulheres no inicio do desenvolvimento da psicologia. E que muitas universidades não permitiam em cursos de pós graduação mulheres em psicologia no inicio do século XX, porém as mulheres fizeram contribuições a psicologia  e enfrentaram oposição até recentemente. Podemos citar o exemplo de Margaret Floy  1871-1939 sendo a primeira mulher a receber  "Doutorado em Psicologia".

A sociedade é formada pelo movimento constante da mente humana e suas relações intra e interpessoais. E neste contexto, a história da psicologia apresenta sua relação, enquanto ciência, com a busca do ser humano em compreender a si o o mundo onde vive. Sendo possível perceber o movimento desta ciência no desenvolvimento da história humana, na construção e desconstrução de princípios, verdades e moral que envolvem a relação do individuo com ele mesmo e com o meio social. Ou seja, a sociedade de ontem, de hoje ou de amanhã não foi construída por um único homem ou mulher, é uma ação conjunta das nossas relações e bases de conhecimento, de esforços e de valores.