Psicologia como ciência e as escolas psicológicas
Citação de Ana Medeiros em março 5, 2024, 7:45 pmA Psicologia estuda o comportamento e os processos mentais, buscando compreender a complexidade da mente humana e suas interações com o ambiente. Diversas escolas psicológicas, surgiram para oferecer formas de compreensão do funcionamento psíquico. Essas escolas representam as variadas maneiras de abordar e interpretar os fenômenos psicológicos.
Por seguir uma metodologia científica na observação, descrição, explicação e predição do comportamento humano, entre os seus objetivos estão a compreensão dos processos mentais, a investigação dos fatores que influenciam o comportamento e a aplicação desse conhecimento na promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Temos como escolas psicológicas:
Psicologia estruturalista: Teve seu inicio com Wilhelm Wundt. A escola buscava analisar a estrutura da mente, desmembrando-a em elementos básicos. Edward Titchener foi um dos principais representantes dessa escola.
Psicologia Funcionalista: Liderada por William James, esta escola busca entender de que forma as funções mentais contribuem para a adaptação do indivíduo ao ambiente.
Psicanálise: Sigmund Freud foi o pioneiro na psicanálise, destacando o papel do inconsciente e dos impulsos sexuais na formação da personalidade. A terapia psicanalítica visa explorar o inconsciente para tratar distúrbios psicológicos.
Behaviorismo: John B. Watson e B.F. Skinner foram os principais representantes do behaviorismo. O foco desta escola está no comportamento que se pode observar e mensurar, não levando em conta processos internos.
Gestalt: Surgiu na Alemanha, a Gestalt destaca a importância de se perceber e organizar a informação. Se contrapõe ao estruturalismo, concentrando-se na experiência total e compreensão da forma
Psicologia Humanista: Desenvolvida por Abraham Maslow e Carl Rogers, a escola dá ênfase ao crescimento pessoal, autorrealização e a experiência subjetiva, valorizando a liberdade, responsabilidade e o potencial humano.
Cognitivismo: Surgiu nas décadas de 1950 e 1960, a escola tem seu foco nos processos mentais superiores, como memória, linguagem e resolução de problemas. Destacando a importância da mente na compreensão do comportamento.
Neurociência: A partir dos avanços tecnológicos, a escola vem explorar as bases biológicas do comportamento e dos processos mentais, integrando conhecimentos da psicologia, biologia e neurologia.
Cada escola psicológica é muito importante para compreender a mente humana. Atualmente, diversas escolas são integradas em pesquisas e na prática clínica, buscando melhores resultados e atendendo à complexidade e interdisciplinaridade da mente humana.
A Psicologia estuda o comportamento e os processos mentais, buscando compreender a complexidade da mente humana e suas interações com o ambiente. Diversas escolas psicológicas, surgiram para oferecer formas de compreensão do funcionamento psíquico. Essas escolas representam as variadas maneiras de abordar e interpretar os fenômenos psicológicos.
Por seguir uma metodologia científica na observação, descrição, explicação e predição do comportamento humano, entre os seus objetivos estão a compreensão dos processos mentais, a investigação dos fatores que influenciam o comportamento e a aplicação desse conhecimento na promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Temos como escolas psicológicas:
Psicologia estruturalista: Teve seu inicio com Wilhelm Wundt. A escola buscava analisar a estrutura da mente, desmembrando-a em elementos básicos. Edward Titchener foi um dos principais representantes dessa escola.
Psicologia Funcionalista: Liderada por William James, esta escola busca entender de que forma as funções mentais contribuem para a adaptação do indivíduo ao ambiente.
Psicanálise: Sigmund Freud foi o pioneiro na psicanálise, destacando o papel do inconsciente e dos impulsos sexuais na formação da personalidade. A terapia psicanalítica visa explorar o inconsciente para tratar distúrbios psicológicos.
Behaviorismo: John B. Watson e B.F. Skinner foram os principais representantes do behaviorismo. O foco desta escola está no comportamento que se pode observar e mensurar, não levando em conta processos internos.
Gestalt: Surgiu na Alemanha, a Gestalt destaca a importância de se perceber e organizar a informação. Se contrapõe ao estruturalismo, concentrando-se na experiência total e compreensão da forma
Psicologia Humanista: Desenvolvida por Abraham Maslow e Carl Rogers, a escola dá ênfase ao crescimento pessoal, autorrealização e a experiência subjetiva, valorizando a liberdade, responsabilidade e o potencial humano.
Cognitivismo: Surgiu nas décadas de 1950 e 1960, a escola tem seu foco nos processos mentais superiores, como memória, linguagem e resolução de problemas. Destacando a importância da mente na compreensão do comportamento.
Neurociência: A partir dos avanços tecnológicos, a escola vem explorar as bases biológicas do comportamento e dos processos mentais, integrando conhecimentos da psicologia, biologia e neurologia.
Cada escola psicológica é muito importante para compreender a mente humana. Atualmente, diversas escolas são integradas em pesquisas e na prática clínica, buscando melhores resultados e atendendo à complexidade e interdisciplinaridade da mente humana.