Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Psicologia como ciência e as escolas psicológicas

A Psicologia estuda o comportamento e os processos mentais, buscando compreender a complexidade da mente humana e suas interações com o ambiente. Diversas escolas psicológicas, surgiram para oferecer formas de compreensão do funcionamento psíquico. Essas escolas representam as variadas maneiras de abordar e interpretar os fenômenos psicológicos.

Por seguir uma metodologia científica na observação, descrição, explicação e predição do comportamento humano, entre os seus objetivos estão a compreensão dos processos mentais, a investigação dos fatores que influenciam o comportamento e a aplicação desse conhecimento na promoção do bem-estar e qualidade de vida.

Temos como escolas psicológicas:

Psicologia estruturalista: Teve seu inicio com Wilhelm Wundt.  A escola buscava analisar a estrutura da mente, desmembrando-a em elementos básicos. Edward Titchener foi um dos principais representantes dessa escola.

 

Psicologia Funcionalista: Liderada por William James, esta escola busca entender de que forma as funções mentais contribuem para a adaptação do indivíduo ao ambiente.

 

Psicanálise: Sigmund Freud foi o pioneiro na psicanálise, destacando o papel do inconsciente e dos impulsos sexuais na formação da personalidade. A terapia psicanalítica visa explorar o inconsciente para tratar distúrbios psicológicos.

 

Behaviorismo:  John B. Watson e B.F. Skinner foram os principais representantes do behaviorismo. O foco desta escola está no comportamento que se pode observar e mensurar, não levando em conta processos internos.

 

Gestalt:  Surgiu na Alemanha, a Gestalt destaca a importância de se perceber e organizar a informação. Se contrapõe ao estruturalismo, concentrando-se na experiência total e compreensão da forma

 

Psicologia Humanista:  Desenvolvida por Abraham Maslow e Carl Rogers, a escola dá ênfase ao crescimento pessoal, autorrealização e a experiência subjetiva, valorizando a liberdade, responsabilidade e o potencial humano.

 

Cognitivismo:  Surgiu nas décadas de 1950 e 1960, a escola tem seu foco nos processos mentais superiores, como memória, linguagem e resolução de problemas. Destacando a importância da mente na compreensão do comportamento.

 

Neurociência:  A partir dos  avanços tecnológicos, a escola vem explorar as bases biológicas do comportamento e dos processos mentais,  integrando conhecimentos da psicologia, biologia e neurologia.

 

Cada escola psicológica é muito importante para compreender a mente humana. Atualmente, diversas escolas são integradas em pesquisas e na prática clínica, buscando melhores resultados e atendendo à complexidade e interdisciplinaridade da mente humana.