Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

psicologia como ciência e as escolas psicológicas

Neste módulo aprendemos sobre as principais escolas da psicologia através da história.

ESTRUTURALISMO:  WUNDT, estudava a estrutura da consciência através do método da instrospecção. Estabeleceu a psicologia enquanto uma ciência diferenciada de outras áreas;

FUNCIONALISMO: Willian JAMES, preocupou-se em descrever as operações da mente e as funções da consciência;

PSICANÁLISE: Sigmund FREUD, utiliza o método da associação livre para o estudo do inconsciente, que determina, em grande parte, nossa personalidade;

BEHAVIORISMO: através do Manifesto " A Psicologia como um Comportamentalista a vê", de JOHN WATSON.  Método Experimental: PAVLOV (Condicionamento Clássico) e SKINNER (Condicionamento Operante)

PSICOLOGIA SOCIOHISTORICA: Embasada no materialismo histórico, de Vygotsky, e na dialética. O pressuposto principal é o de que o mundo molda o sujeito da mesma forma que o sujeito molda o mundo;

GESTALT: Max WERTHEIMER, Kurt KOFFKA, Wolfgang KOHLER. Escola que busca compreender os padrões da percepção humana.

HUMANISMO: Carl ROGERS, Abraham MASLOW. Pressupõe que o indivíduo é consciente e está no centro de seus processos. Autorrealização, livre arbítrio e empatia são importantes;

COGNITIVISMO: Lançamento do livro "PSICOLOGIA COGNITIVA" de Ulrich Neisser. Seu objetivo de estudo são os processos mentais superiores (memória, raciocínio, tomada de decisão, etc)

ASSOCIACIONISMO: Edward L. THORNDIKE, Formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. Lei do efeito, repetição ou extinção de comportamentos a partir das recompensas ou castigos.

Olá amigos!

Quando pensamentos ruins começam a me dominar, sempre acho útil me distrair com a ajuda de jogos online. Nesses momentos, costumo ir até a plataforma commonwealthwalkway.com, escolher um jogo legal e mergulhar nele por várias horas. Esta é uma ótima maneira de relaxar e esquecer um pouco, principalmente depois de um dia agitado. Os jogos online permitem não só relaxar, mas também desfrutar muito do processo. Se você também tem momentos em que precisa se desconectar da realidade, experimente este método – realmente funciona!

Estruturalismo behavorismo funcionalismo psicanálise psicológia social